O próximo jogo do Cruzeiro será em um estádio não muito conhecido no futebol brasileiro, mas também não será uma novidade para o clube mineiro. Nesta quarta-feira (10/7), a partir das 18h30 (de Brasília), a equipe enfrentará o Grêmio no Centenário, em Caxias do Sul-RS.

Na história, foram quatro atuações da equipe estrelada no Estádio Francisco Stédile, onde o Caxias do Sul, atualmente na Série C do Campeonato Brasileiro, manda suas partidas. Curiosamente, a última aconteceu há 10 anos, na campanha do último título da Série A da Raposa.

Em abril de 2014, o Cruzeiro enfrentou o Internacional no local, e venceu por 3 a 1 — gols celestes foram marcados por Ricardo Goulart, Marcelo Moreno e Willian. Naquele ano, o estádio Beira-Rio estava indisponível para o Colorado por conta da Copa do Mundo.

Antes disso, em 2006, o time estrelado enfrentou o Grêmio no Estádio Centenário, que possui esse apelido em homenagem aos 100 anos de colonização italiana, ocorrida em 1975. O Cruzeiro foi derrotado por 2 a 1, em jogo válido pelo Brasileirão.

E entre 1999 e 2000, foram dois duelos diante do Caxias no local, ambos válidos pela Copa do Brasil. No primeiro, houve derrota por 3 a 2; já no segundo, em campanha de campeão, triunfo celeste por 2 a 1.

Por que no Centenário?

O Grêmio vem mandando seus jogos no estádio, com capacidade para cerca de 22 mil pessoas, devido à indisponibilidade de seu estádio, afetado diretamente pelas chuvas no Rio Grande do Sul das últimas semanas. Expectativa é que os eventos na Arena voltem a acontecer em agosto deste ano.

O último jogo do Tricolor no Centenário foi no dia 4 de julho, pela Série A: empate por 2 a 2 com o Palmeiras. Os mandantes estão na 18ª colocação, com 11 pontos somados em 13 jogos.