O menino Emanoel dos Santos, de 4 anos, foi surpreendido nesta terça-feira (24 de setembro), data da sua última sessão de radioterapia. Ele, que é torcedor do Cruzeiro e está em tratamento de um câncer no sistema nervoso central, recebeu a visita do Raposão, mascote da equipe celeste. A ação foi na Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, na região do Vale do Aço.
“Cada momento vivido junto ao Emanoel nos cativou. Ver a força de vontade dele e a paixão que ele tem pelo Cruzeiro nos deu mais energia para proporcionar esse momento especial”, disse a enfermeira Yatiara Nunes, responsável por organizar a surpresa para o menino. Além do Raposão, o Tigre, mascote do Ipatinga, clube da cidade, também esteve na visita. "O sorriso de uma criança é um dos melhores remédios e, através dessa ação, buscamos iluminar o dia do Emanoel para ele continuar lutando", acrescentou.
Emanoel é o único cruzeirense na família. Os pais e o irmão mais velho são torcedores do Atlético, rival da equipe celeste. " A caminhada não está sendo fácil, mas estamos muito emocionados e felizes com essa surpresa para o nosso filho, pois isso nos dá força para continuar", contou o pai, o atleticano Adilson Ferreira Ramos.
Emoção que também foi compartilhada pela mãe do menino. “Estamos felizes em superar essa etapa. Todos tiveram uma atenção especial não apenas com o Emanoel, mas com a gente também. Graças a Deus, Ele tem colocado pessoas boas em nosso caminho”, destacou Eliane Santos.
A doença
O garoto Emanoel dos Santos teve o diagnóstico de um Tumor Teratóide Rabdóide Atípico (TTRA), um tipo raro e agressivo de câncer que afeta o sistema nervoso central. O diagnóstico ocorreu a cerca de dois meses, durante uma consulta de pronto atendimento em Antônio Dias, cidade onde ele reside com a família, a cerca de 50 km de Ipatinga, onde foi feito o tratamento.
Emanoel passou por uma cirurgia de remoção do tumor, sessões de quimioterapia e radioterapia. “Ele é uma criança muito querida por nossa equipe, passou por várias etapas até finalizar a radioterapia. O tratamento tem sido um sucesso. Nosso objetivo é que ele tenha uma melhor qualidade de vida e que torne esse último dia de tratamento memorável”, disse o médico oncologista Gustavo Maciel, responsável por acompanhar o menino.