O Campeonato Mineiro 2025 já tem o destino de todos os seus 12 clubes definido. Encerrada a fase de classificação do estadual, os três times de Belo Horizonte confirmaram vaga nas semifinais do torneio, mas foi uma equipe do interior que fechou a primeira fase com a melhor campanha geral e completou o quarteto de semifinalistas. Uma equipe tradicional do futebol mineiro acabou rebaixada. Confira aqui a tabela completa.
Semifinalistas
O Tombense confirmou a liderança geral da primeira fase com vitória por 2 a 0 sobre o Villa Nova no estádio Castor cifuentes, em Nova Lima – gols de Fabrício Dias e Cleiton. A equipe de Tombos, com o resultado, terminou em primeiro lugar do grupo A, com 16 pontos.
A segunda melhor campanha foi a do América, que mesmo não saindo do 0 a 0 com o Aymorés no Independência, ficou na liderança do grupo B. Também graças à derrota do Athletic para o Betim, em São João del-Rei, por 4 a 1, o que fez com que o Athletic ficasse estacionado nos 12 pontos e fosse ultrapassado pelo Coelho.
A terceira melhor campanha ficou com o Cruzeiro, que chegou à última rodada já classificado para as semifinais do Campeonato Mineiro. A Raposa ainda sonhava com a melhor campanha geral da fase de grupos, mas com uma equipe reserva, perdeu de virada para o Democrata-GV por 2 a 1 na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas – Bolasie abriu a conta para o time celeste, e o Democrata-GV virou com Antônio Junior e Luann.
O Atlético, outro classificado do grupo A, ficou com 16 pontos e avançou como melhor segundo colocado, após o 3 a 0 sobre o Itabirito, no Mineirão. Cuello, Hulk e Paulinho marcaram os gols do Alvinegro. O Galo ficou abaixo do Tombense no grupo A devido ao número de vitórias (5 a 4 para a equipe de Tombos).
Rebaixados
A pior campanha da primeira fase foi a do tradicional Villa Nova, pentacampeão mineiro (1932, 1933, 1934, 1935 e 1951). O Leão do Bonfim termina o Módulo I do estadual amargando a lanterna do grupo C, com apenas 4 pontos. A equipe sucumbiu em casa na última rodada e foi batida por 2 a 0 pelo Tombense.
Juntamente com o Villa, o Aymorés também cai para o Módulo II do Mineiro 2025. Jogando no Independência, a equipe ficou no zero a zero com o América e terminou com apenas 7 pontos.
Troféu Inconfidência
Quatro equipes, todas do interior, vão disputar o Troféu Inconfidência. Entre elas, a melhor campanha foi a do Betim, que logo na estreia no Módulo I do estadual bateu na trave para ir à semifinal, com 15 pontos. Mas acabou ficando em terceiro no grupo A, mesmo com a goleada por 4 a 1 sobre o Athletic, na última rodada. Athletic que também vai para o Troféu Inconfidência, após cair para a segunda posição do grupo B, na rodada derradeira.
A classificação para o Troféu Inconfidência acabou sendo motivo de celebração para Democrata-GV e Uberlândia. Ambos chegaram à última rodada correndo risco de rebaixamento, mas conseguiram a permanência.
O Democrata venceu o Cruzeiro de virada, em Sete Lagoas, por 2 a 1, e ficou na terceira posição do grupo B, com 11 pontos. Já o Uberlândia foi derrotado pelo Pouso Alegre pelo mesmo placar, no Sul de Minas, e ficou na lanterna do grupo A, mas viu seus concorrentes tropeçarem também.
Placares da última rodada da primeira fase do Campeonato Mineiro:
- Vila Nova 0 x 2 Tombense
- Democrata-GV 2 x 1 Cruzeiro
- América 0 x 0 Aymorés
- Atlético 3 x 0 Itabirito
- Pouso Alegre 2 x 1 Uberlândia
- Athletic 1 x 4 Betim