Uma das 'sensações' do Brasileirão 2025 é o Mirassol, clube do interior de São Paulo que subiu da Série B e atualmente é dono da maior invencibilidade da competição, com nove jogos sem perder. Em seu comando, há um técnico que participou do processo de reconstrução recente do Cruzeiro.
Rafael Guanaes, de 44 anos, foi contratado pela SAF mineira em março de 2022, no início da gestão de Ronaldo Fenômeno, após passagem pelo Tombense. Ele chegou à Toca da Raposa para ser auxiliar técnico fixo do time profissional, então comandado pelo uruguaio Paulo Pezzolano.
Esteve com a equipe entre o fim da disputa do Campeonato Mineiro e o início do Brasileirão Série B. Em junho, após três meses de trabalho, pediu para sair após receber uma proposta do Grêmio Novorizontino, onde seria o treinador principal durante a própria segunda divisão nacional.
"A passagem foi breve, mas o enorme aprendizado levo comigo. Agradeço a essa grande instituição, o Cruzeiro, pela oportunidade, tenho certeza de que fiz o meu melhor e plantei sementes desde o primeiro dia, mas agora é hora de voltar à beira do gramado. Boa sorte no decorrer da temporada. Nos encontraremos pelos caminhos da bola", escreveu na época.
Entre 2023 e 2024, Guanaes treinou o Operário e, no início de 2025, esteve à frente do Atlético Goianiense. Em março, chegou ao Mirassol, onde já tem 14 jogos, sete vitórias, seis empates e apenas uma derrota. Clube é o atual 5º colocado, com 28 pontos.