Bateu na trave, mas a negociação do meia Matheus Pereira do Cruzeiro para o Zenit não se confirmou. O jogador chegou até a fazer exames médicos em uma clínica de Belo Horizonte para se transferir para o futebol europeu, mas acabou não assinando o contrato e não pode mais ir para o clube russo, já que a janela na Rússia já está fechada. Agora, a missão do atleta é recuperar no Cruzeiro o futebol que o levou à seleção brasileira.
O camisa 10 azul ainda não deslanchou na atual temporada. Até agora, foram nove partidas do jogador em 2025, contando os amistosos contra São Paulo e Atlético, pela pré-temporada nos Estados Unidos. O meia marcou apenas um gol e deu uma asisstência, além de ter recebido um cartão amarelo, uma média de participação em 0,2 gol por partida.
A título de comparação, em 2024, o melhor do atleta pela Raposa, o jogador acumulou 11 gols e 15 assistências, totalizando 26 participações em gols. A média foi de participação em 0,4 gol por partida, o dobro do apresentado neste ano até o momento.
Em 2023, o atleta jogou 15 partidas, marcando um gol e dando uma assistência. Os números correspondem a duas participações em gol, média de participação em 0,13 gol por partida. Vale frisar que, naquele ano, o atleta sofreu uma lesão que o tirou de parte da temporada.
O Cruzeiro e o Al-Hilal - clubes que detêm 50% dos direitos econômicos do jogador cada - aceitaram a proposta do Zenit, da Rússia, que conforme apurado pela reportagem, chegou à casa de 20 milhões de euros (cerca de R$ 118 milhões), em caso de metas a serem alcançadas pelo jogador.
Matheus Pereira foi contratado pelo Cruzeiro no final de julho de 2023, junto ao Al-Hilal. Em sua chegada à Raposa, afirmou estar realizando o sonho de jogar pelo 'clube de seu coração', já que, na infância, era torcedor celeste.
O jogador, entretanto, teve seu início de trajetória na Raposa prejudicado por uma lesão no ligamento do joelho esquerdo. Ao se recuperar da lesão, Matheus Pereira conseguiu voltar a atuar em alto nível e se transformou no destaque da equipe celeste.
Em junho do ano passado, após uma sequência de boas atuações do atleta, a Raposa exerceu o direito de compra do meia junto ao Al-Hilal por cerca de R$ 30 milhões e assinou contrato em definitivo com Matheus Pereira até junho de 2025.
Pelas boas atuações com a camisa celeste, Matheus Pereira acabou sendo convocado pelo técnico Dorival Júnior para a partida da seleção brasileira diante do Peru, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.
Entretanto, assim como praticamente toda a equipe, na reta final da temporada, o futebol de Matheus Pereira caiu de produção.
O meia ainda teve que conviver com críticas de torcedores que o acusavam de 'sumir' em jogos decisivos, como o da final da Copa Sul-Americana, por exemplo, quando o Cruzeiro foi batido pelo Racing-ARG por 3 a 1.
No mês seguinte, após a derrota por 2 a 0 no clássico contra o Atlético, pelo Campeonato Mineiro, o jogador voltou a falar sobre transferências para outros clubes. Na ocasião, o meia disse que gostaria de ter se transferido para o futebol europeu na virada do ano, mas 'infelizmente', nas palavras do próprio jogador, o negócio não ocorreu.
No total, Matheus Pereira fez 83 partidas pelo Cruzeiro (incluindo os dois amistosos da pré-temporada deste ano, diante de São Paulo e Atlético), tendo marcado 13 gols. Confira o desempenho do jogador, ano a ano, com a camisa celeste:
2023: 15 jogos - 1 gol, 1 assistência, um cartão amarelo
2024: 59 jogos - 11 gols, 15 assistências, 19 amarelos, 1 vermelho
2025: 9 jogos - 1 gol, 1 assistência, 1 amarelo