Num jogo 'pegado' do início ao fim, América e Cruzeiro ficaram no empate por 1 a 1 na noite desta quarta-feira (5/2), na Arena Independência. Enquanto o time alviverde perdeu a chance de ficar com a liderança de sua chave, o celeste deixou escapar a oportunidade de garantir sua classificação para a semifinal do Campeonato Mineiro.
Os mandantes abriram o placar nos primeiros minutos de jogo, com Fabinho. Já o gol de empate foi acontecer quando a partida se encaminhava para o final, com Bolasie, que havia entrado no segundo tempo.
Com esse resultado, o América fica em 2º lugar do Grupo A, com 12 pontos, os mesmos do Athletic. Já o Cruzeiro, que, com um triunfo no Horto, passava de fase com duas rodadas de antecedência, continua em 1º do Grupo C, com 11 pontos, cinco à frente do Aymorés.
O jogo
Antes mesmo de as equipes se 'conhecerem', o América deu o seu cartão de visitas. Logo aos 2 minutos, quando o Cruzeiro tentava sair jogando da defesa, o volante Romero bobeou, Elizari pegou a bola e tocou para o atacante Fabinho, que estufou as redes de Cássio.
Após isso, os celestes procuraram assumir o controle da partida e logo dar a resposta, no entanto, esbarraram na falta de criatividade e na solidez defensiva do adversário, especialmente com o goleiro, Matheus Mendes. Jogadores como Dudu e Gabigol tentavam jogadas individuais pela Raposa, enquanto Figueiredo era o destaque dos contra-ataques do Coelho.
Tendo o Cruzeiro com mais afinco para marcar, a partida se tornou mais tensa no segundo tempo, com mais embates entre os jogadores e provocações da torcida. Ambos os times tiveram oportunidades para marcar, mas os visitantes pareciam mais próximos do objetivo.
Após pressão, o gol de empate veio, aos 42 minutos. William cruzou da direita e Bolasie subiu para cabecear praticamente sozinho; o arqueiro alviverde tentou evitar o gol, mas não conseguiu.
Futuro
O próximo compromisso do América será diante do Tombense, no Almeidão. O confronto está marcado para o sábado (8/2), às 16h30.
O Cruzeiro, por sua vez, volta a entrar em campo no domingo (9/2), às 16h. O time celeste tem o clássico com o Atlético, no Mineirão. Ambos os duelos são válidos pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro.
Ficha técnica
O quê: América x Cruzeiro
Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
Quando: quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025, às 22h (de Brasília)
Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte
América: Matheus Mendes; Júlio César (Rafa Barcelos), Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Cauan Barros (Yago Santos), Miqueias (Kauã Diniz) e Fernando Elizari (Felipe Amaral); Fabinho, Figueiredo e Renato Marques (Adyson). Técnico: William Batista
Cruzeiro: Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki Bruno (Marlon); Lucas Romero (Christian), Matheus Henrique (Lautaro Díaz), Eduardo (Marquinhos) e Matheus Pereira; Dudu (Yannick Bolasie) e Gabigol. Técnico: Wesley Carvalho
Arbitragem: Vinicius Gomes do Amaral; Felipe Alan Costa de Oliveira e Samuel Henrique Soares Silva. VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Gols: Fabinho, aos 2' do 1ºT (AME); Bolasie, aos 42' do 2ºT (CRU)
Cartões amarelos: Barros e Miqueias (AME); Jonathan, Christian, Fabrício e Pereira (CRU)
Público: 6.004
Renda: R$ 295.260,00