De titular absoluto do Cruzeiro a condição de reserva e alvo de críticas da torcida, o lateral-esquerdo Marlon enfrenta o momento mais turbulento desde que chegou ao clube em março de 2023. E terá que trabalhar muito para superar o desafio de reconquistar uma vaga na equipe, agora sob o comando do técnico Leonardo Jardim.
Nos quatro jogos em que o português dirigiu a equipe, Marlon só foi titular em um, justamente o da estreia, na derrota de 2x1 para o Democrata-GV, em Sete Lagoas. Mesmo assim, acabou substituído por Kaiki logo aos 12 minutos do segundo tempo.
Depois, nas semifinais diante do América, Marlon perdeu de vez a posição para o prata da casa. No duelo de ida, ficou apenas no banco de reservas. No jogo de volta, entrou aos 20 da etapa final e acabaria sendo muito criticado pela torcida após deperdiçar um dos pênaltis, chutando a bola direto para fora.
Já no amistoso de sábado (22) diante do Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista, Marlon foi um dos únicos jogadores de linha a não ser acionado por Jardim (o outro foi o atacante Marquinhos). O argentino Villalba, zagueiro de origem, foi o titular. Kaiki entrou no segundo tempo.
Na coletiva após a partida, Jardim explicou porque não colocou Marlon em campo. "Nosso efetivo (elenco) tem 23 jogadores. Porventura, é difícil fazer jogar todos. Não queria colocar três ou quatro minutos finais o Marquinhos e Marlon. Eles já tiveram oportunidade de mostrar", destacou. "Fiz o que tinha que fazer. Troca aos cinco minutos no fim, só para dizer que entraram, não interessa", acrescentou o comandante celeste.
O fato é que Marlon terá que mostrar nos treinamentos da semana que merece novamente a vaga de titular da equipe para a estreia no Brasileirão, diante do Mirassol, sábado (29), às 18h30, no Mineirão.
Com contrato com a Raposa até dezembro, Marlon já defendeu o Cruzeiro em 101 partidas (98 oficiais e três amistosos), tendo marcado quatro gols e dado quatro assistências.
Marlon pelo Cruzeiro
101 jogos, 4 gols, 4 assistências
2023 - 42 jogos, 3 gols, 3 assistências, 8 cartões amarelos
2024 - 52 jogos, 1 gol, 1 assistência, 11 cartões amarelos, 3 vermelhos
2025 - 7 jogos, 1 cartão amarelo
Total: 101 jogos, 4 gols, 4 assistências, 20 cartões amarelos, 3 vermelhos
Estreia:
19/03/2023 - América 2x1 Cruzeiro
Primeiro gol:
14/05/2023 - América 0x4 Cruzeiro*
Último jogo:
22/02/2025 - América 1x1 Cruzeiro
*Outros gols de Marlon pelo Cruzeiro foram sobre Flamengo e Bahia (em 2023) e Patrocinense (em 2024)