A reformulação do elenco do Cruzeiro no intervalo sob a gestão Pedro Lourenço foi tão grande que diante do Mirassol, neste sábado (29), no Mineirão, na primeira rodada do Brasileirão, o time celeste deverá ter apenas um remanescente do time que estreou na competição no ano passado.
Na edição 2024 do torneio, o Cruzeiro também iniciou sua caminhada como mandante, tendo o Botafogo como primeiro adversário. A partida foi disputada no Mineirão no dia 14 de abril.
Na época, o clube era comandado pelo técnico Fernando Seabra, que mandou o time a campo com a seguinte formação: Anderson; William, Neris, Zé Ivaldo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro e Matheus Pereira; Rafa Silva e Arthur Gomes.
Dos onze titulares, seis já deixaram o clube: o goleiro Anderson, os zagueiros Neris e Zé Ivaldo, o volante Ramiro e os atacantes Arthur e Rafa Silva.
Deste time, o único que deve entrar em campo como titular neste sábado (29), diante do Mirassol, é o lateral-direito William.
O lateral-esquerdo Marlon, os volantes Lucas Romero e Lucas Silva e o meia Matheus Pereira permanecem no elenco da Raposa, mas não devem começar jogando diante da equipe paulista.
Os três primeiros parecem ter perdido posição de titulares sob o comando do técnico Leonardo Jardim. Já Matheus Pereira deve começar no banco de reservas, já que não atuou em algumas das últimas atividades da equipe, tendo sido liberado para acompanhar a esposa, prestes a dar à luz ao primeiro filho do casal.
No ano passado, contra o Botafogo, o zagueiro João Marcelo, o volante Cifuentes, o meia Mateus Vital e os atacantes Papagio, Álvaro Barreal e Gabriel Veron também foram acionados no decorrer da partida de estreia celeste no Brasileirão.
Aquele jogo foi marcado por várias 'reviravoltas': o Botafogo abriu o placar com Tiquinho Soares, mas a Raposa virou, com gols de Lucas Silva e Rafael Elias. Já na reta final do segundo tempo, a equipe carioca empatou com Danilo Barbosa, mas, já nos acréscimos, Papagaio fez o gol da vtória de 3x2 da Raposa.
Ao final da competição, o Botafogo se sagraria campeão brasileiro enquanto a Raposa terminaria na 9ª colocação.