Desde que se tornou SAF, o Cruzeiro já teve oito treinadores diferentes. O português Leonardo Jardim, recém-contratado, é o nono a ocupar o cargo e tem a missão de, enfim, levar o Cruzeiro aos objetivos. Após deixarem o clube celeste, cada técnico teve um futuro diferente à frente na carreira, em termos de resultados. Veja abaixo como estão hoje os treinadores que comandaram o Cruzeiro na era SAF. 

Paulo Pezzolano

É até hoje o mais longevo de todos os que treinaram o Cruzeiro após a conversão o clube em SAF. “Papa” Pezzolano, como era carinhosamente chamado, fez no total 63 jogos (entre Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro da Série B). O uruguaio conseguiu 34 vitórias, 13 empates, 16 derrotas. 

Sob seu comando, o Cruzeiro marcou 94 gols e levou 55. Além de conseguir o vice do Campeonato Mineiro em 2022, Pezzolano comandou a campanha vitoriosa na Série B, que levou o time azul ao título e também à tão sonhada volta para a Primeira Divisão do Brasil. 

Mas a sequência do trabalho não teve o mesmo sucesso. Com uma campanha irregular no Campeonato Mineiro de 2023, a equipe caiu nas semifinais para o América, e Pezzolano deixou o clube na sequência, para assumir o Valladolid, da Espanha. 

No time europeu, mais problemas. O Valladolid foi rebaixado na temporada 2022/2023 e retornou à elite da Espanha na temporada 2023/2024. Porém voltou a ter resultados ruins na atual temporada, o que causou a demissão de Pezzolano, atualmente sem clube. O treinador deixou o Valladolid na lanterna da La Liga. 

Pepa  

O português Pepa assumiu o Cruzeiro logo após a saída de Pezzolano. O início foi promissor, com um bom começo no Campeonato Brasileiro, inclusive figurando no G4. Porém no fim do primeiro turno, a Raposa entrou em uma ‘seca’ de vitórias, o que, mesmo com algumas atuações consideradas boas, aumentou a pressão sobre o treinador. O técnico acabou demitido após uma derrota por 3 a 0 para o Grêmio, na 21ª rodada.  

Pepa treinou o Cruzeiro em 25 jogos, com sete vitórias, oito empates e 10 derrotas. Com ele no comando, o time ficou com ‘saldo zero’ de gols: marcou 23 e levou outros 23. Hoje, o português está no Sport e colheu bons resultados em 2024, garantindo o acesso do Leão para a Série A do Brasileiro. 

Na atual temporada, o técnico viveu altos e baixos. Se por um lado, o time rubro-negro está na semifinal do Campeonato Pernambucano, por outro a equipe foi eliminada logo na estreia da Copa do Brasil, pelo Operário de Várzea Grande-MT. A partida ficou 0 a 0, e o Leão caiu nos pênaltis. 

Zé Ricardo  

Após a saída de Pepa, o Cruzeiro foi ao mercado e buscou Zé Ricardo, com a missão de arrumar o time e garantir a permanência na Série A. Porém a estreia com um belo 3 a 0 sobre o Santos, na Vila Belmiro, acabou se revelando apenas algo pontual. Foram 10 jogos do técnico à frente do time, com apenas três vitórias, dois empates e cinco derrotas – metade dos jogos disputados com o treinador. 

A sequência de atuações ruins, a falta de vitórias e o namoro com a zona de rebaixamento culminaram na demissão do comandante. O Cruzeiro marcou nove gols e levou oito sob o comando de Zé Ricardo.  

 Atualmente, Zé treina o Criciúma, onde está desde janeiro deste ano. A equipe, que vai jogar a Série B do Brasileirão, foi eliminada pelo Joinville nas quartas de final do Campeonato Catarinense, nos pênaltis. Na Copa do Brasil, o time ainda vai estrear, contra o Remo, fora de casa. Antes de chegar ao Criciúma, Zé Ricardo ficou mais de 9 meses desempregado, após ser demitido do Goiás em março de 2024. 

Paulo Autuori  

Está entre os menos longevos no cargo na era SAF, com apenas seis jogos. Porém os resultados obtidos por Autuori na terceira passagem como técnico do Cruzeiro - quatro empates e duas vitórias - foram decisivos para salvar o time de mais uma queda à Série B. 

Em 2023, ele deixou o cargo de diretor de futebol após a saída de Zé Ricardo e assumiu o comando técnico da equipe. Autuori arrumou a casa, evitou o rebaixamento com seis jogos de invisibilidade e, de quebra, levou a equipe à Copa Sul-Americana. No total, foram sete gols marcados e quatro gols sofridos com ele no comando.  

Depois, Paulo deixou o Cruzeiro e voltou a ser diretor técnico, passando por Coritiba e Athletico-PR. Após o Furacão ser rebaixado no Brasileirão 2024, deixou o clube e atualmente está sem time.

Nicolás Larcamón  

O argentino Nicolás Larcamón foi o escolhido pela gestão de Ronaldo Fenômeno para o projeto da temporada 2024. Sem brilho em termos de atuações, o treinador levou o time à liderança da primeira fase no Campeonato Mineiro. Destaque para vitória pro 2 a 0 no clássico contra o Atlético, pela 3ª rodada do Estadual, em plena Arena MRV. 

Mas tudo começou a mudar com eliminação precoce do time na Copa do Brasil para o Sousa-PB. A perda do título do Campeonato Mineiro para o rival Atlético em pleno Mineirão lotado, além da falta de grandes atuações, encerrou a passagem do argentino antes do Campeonato Brasileiro. Pela Raposa, Larcamón fez 14 jogos e conseguiu sete vitórias, quatro empates e três derrotas. Ele fez o Cruzeiro marcar 21 gols e sofrer 13. 

Atualmente, Larcamón comanda o Necaxa, do México, clube que assumiu mais de sete meses após deixar o Cruzeiro. No torneio Apertura do Campeonato Mexicano, ficou em 13º lugar, longe da zona de classificação para a Série Final do torneio. Já no torneio Clausura, está em quinto lugar, na zona de classificação.

Fernando Seabra  

Foi o segundo que mais durou na era SAF do Cruzeiro, com 36 jogos. Inicialmente, ele assumiu a equipe de maneira interina, porém foi mantido no comando da equipe pela diretoria, já sob a gestão de Pedro Lourenço. O começo de Seabra foi altamente animador, com a equipe se encontrando em campo e conseguindo bons resultados no Brasileirão e na Copa-Sul-Americana.

No início do segundo turno, a Raposa chegou a ficar em terceiro lugar. Ao mesmo tempo, Seabra levou a equipe às quartas de final da Copa Sul-Americana, com uma campanha de recuperação na fase de grupos e vitória sobre o temido Boca Júniors nas oitavas de final. A torcida cruzeirense estava confiante, ao menos, em se classificar para a Libertadores. 

Porém uma série de 12 jogos com apenas uma vitória, além da queda de rendimento em campo, começou a fazer o técnico balançar. Após o empate por 0 a 0 com o Cuiabá, pelo Brasileirão, Seabra foi despedido, após conseguir pelo Cruzeiro 17 vitórias, nove empates e 10 derrotas. Com ele, foram 46 gols marcados e 32 gols sofridos pelo time estrelado.  

Pouco tempo após deixar o Cruzeiro, em 31 de outubro de 2024, Seabra assumiu o Bragantino, com a missão de evitar o rebaixamento da equipe no Brasileirão. O objetivo foi alcançado na última rodada, com goleada por 5 a 1 sobre o Criciúma. No Campeonato Paulista deste ano, Seabra levou a equipe às quartas de final, mas acabou eliminado pelo Santos.

Fernando Diniz  

Amado por uns e questionado por outros, Fernando Diniz foi escolhido por Pedrinho para levar o Cruzeiro à Libertadores e ao título da Copa Sul-Americana, em 2024. Porém o trabalho não engrenou em termos de desempenho em campo. Diniz não conseguiu implantar sua ideia de jogo na equipe, o que gerou atuações abaixo do esperado.  

Mesmo assim, com dificuldades, o Cruzeiro chegou à final da Sul-Americana, mas a derrota para po Racing na decisão com atuação muito abaixo do esperado aumentaram a pressão sobre o treinador. No Brasileiro, a equipe não conseguiu emplacar mais bons resultados e perdeu a vaga na pré-Libertadores. A demissão de Diniz era certa, mas a diretoria mudou de ideia e manteve o técnico para 2025. 

Porém mais uma vez Diniz não conseguiu fazer o time ter boas atuações e acabou demitido após três rodadas do Campeonato Mineiro. Ele saiu do clube com 18 jogos, sete empates (além dos dois nos amistosos contra São Paulo e Atlético), sete derrotas e apenas quatro vitórias. Com ele, o Cruzeiro teve saldo de gols negativo: fez 15 gols e foi vazado 21 vezes.  

Atualmente, Diniz está sem clube. Antes de vir para o Cruzeiro, o treinador já havia sido demitido do Fluminense, após deixar o time na lanterna do Campeonato Brasileiro.

Interino Wesley Carvalho 

Entre a saída de Fernando Diniz e a chegada de Leonardo Jardim, o Cruzeiro ainda foi comandado pelo interino Wesley Carvalho. Auxiliar técnico fixo da Raposa, Wesley treinou o time em quatro duelos do Campeonato Mineiro 2025. No total, foram duas vitórias, um empate e uma derrota, com oito gols marcados e cinco sofridos.