Discreto, longe dos holofotes, mas eficiente. A trajetória do zagueiro Lucas Villalba no Cruzeiro é marcada pela superação e pelo trabalho. Algumas vezes preterido pelos treinadores da Raposa e até mesmo questionado por torcedores e imprensa por sua estatura abaixo dos padrões para zagueiros (1,77m), o defensor trabalhou calado para mostrar seu valor e, hoje, é peça fundamental na defesa celeste. E sob o comando do técnico Leonardo Jardim, o atleta ganhou papel de destaque. 

Desde que o português chegou à Toca da Raposa II, ele comandou o Cruzeiro em 24 jogos oficiais, e Villalba foi acionado em 16 deles - dois terços do total. De todas essas partidas, o argentino foi titular em 15, e os números mostram o bom desempenho do atleta na zaga estrelada.  

Sob o comando de Jardim, Villalba realizou 92 cortes (média de cinco por jogo) e desarmou 21 vezes (pouco mais de um desarme por partida). O jogador também interceptou 15 bolas e cometeu apenas nove faltas, média de infrações inferior a uma por jogo.

No total, Villalba realizou 141 ações defensivas na proteção à meta do goleiro Cássio. Os números foram levantados pelo site Sofascore, plataforma de estatísticas do futebol 

Recentemente, Lucas Villalba até deu uma de artilheiro e marcou seu primeiro gol com a camisa cruzeirense, na goleada sobre o Grêmio, por 4 a 1. Contratado no início de 2024, ainda na gestão de Ronaldo Fenômeno, Villalba realizou, ao todo, 54 jogos oficiais com a camisa do Cruzeiro.