Um dos destaques da vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre o Fluminense, na noite dessa quinta-feira (17/7), foi o lateral-esquerdo Kauã Prates, de 16 anos. Após a sua estreia como titular no Campeonato Brasileiro, o jovem foi exaltado pelo técnico do time, Leonardo Jardim, e pelo capitão, Lucas Silva.
O português explicou que há um projeto no clube mineiro para o jogador, promovido ao time profissional em 2025 em meio a convocações para a base da seleção brasileira. Reserva de Kaiki Bruno, que cumpriu suspensão no estádio Maracanã, ele ganhou projeção com o empréstimo de Marlon, em abril.
"O Kauã é um projeto que temos há alguns meses, quando mandamos o Marlon para o Grêmio. É um menino que está crescendo dentro no nosso efetivo. Se ele faz isso com 16 anos, não tenho dúvida que com 20 estará muito melhor", disse Jardim em entrevista coletiva.
O mister ainda brincou sobre a possibilidade do atleta ser vendido em breve e citou a equipe que comandou na França há alguns anos e fez sucesso. "Se eu estivesse no Monaco, não esperava chegar a 18 anos para comprá-lo. Acho que ele terá uma carreira de sucesso", falou.
Já Lucas Silva, que também foi revelado na Toca da Raposa, revelou que o orientou durante a partida diante do Tricolor. "Eu fico muito feliz de ver um garoto da base assim, gosto muito dele. Fiz questão de orientá-lo durante o jogo por jogarmos pelo mesmo lado, na esquerda", contou no Rio de Janeiro.
O camisa 16 frisou que Kauã não se abalou com o tamanho da responsabilidade e também citou uma possível negociação futura. "É bom ver um garoto subindo e dando conta do recado. Com 16 anos, tem maturidade e personalidade, fez um grande jogo. Já é um grande ativo do clube. Daqui a pouco o Cruzeiro vai vender muito caro", afirmou.
Em janeiro, após se destacar na Copinha, O TEMPO Sports noticiou que Kauã Prates já despertava o interesse de clubes europeus. O Grupo City, que administra times como o Manchester City, da Inglaterra, e o Bahia, no Brasil, monitorava a situação do garoto.