Obrigatório desde o dia 15 de junho deste ano, o reconhecimento facial para acessar o Mineirão ainda está sendo um problema para torcedores. Quem frequenta o estádio em jogos do Cruzeiro está enfrentando dificuldades para realizar o procedimento pela internet. A reportagem de O TEMPO Sports solicitou um posicionamento do clube, que disse estar ciente da situação. O Mineirão afirmou que há canais de atendimento disponíveis para ajudar os torcedores em dificuldades.

Horas antes do jogo entre Cruzeiro e Juventude neste domingo (20), O TEMPO Sports ouviu cruzeirenses que chegavam ao Gigante da Pampulha para acompanhar o duelo. À reportagem, os torcedores relataram demora no processo de cadastramento facial. Alguns deles nem mesmo conseguiram se cadastrar, como o militar Anderson Rocha de Souza, de 45 anos.

"Você entra pelo aplicativo do Cruzeiro e ele te encaminha para o site do Mineirão. O site do Mineirão, quando você manda reconhecer o rosto, só fica rodando e fala que não está detectando nenhum rosto. Tinha que dar a oportunidade de tentar novamente. Eu e meu filho mais velho não conseguimos cadastrar", lamenta o cruzeirense.

Apesar do problema, Anderson não teve dificuldades para acessar o Gigante da Pampulha. "Fomos muito bem atendidos aqui, passamos no QR Code. Mas disseram que a partir do próximo jogo só entra quem tiver cadastramento facial", explicou.

Após passar pela catraca do Mineirão com a família, a médica Hayane Nepomuceno Curto, de 33 anos, deu um relato parecido à reportagem. Ela conseguiu cadastrar sua biometria, porém afirma que demorou mais do que o desejado.

"Quando eu fui fazer, ele (o site) não pegava na direção certa, e aí quando pegava algum clique, era justamente uma hora em que eu estava distraída e não era uma foto que ficava visível. Consegui fazer o cadastramento, mas demorou coisa de uns 20 minutos, meia hora, de tentar e refazer várias vezes", relembrou.

Posicionamento

Procurado, o Cruzeiro disse que o Mineirão é o responsável pela operação da biometria facial. Segundo o clube, o fato de o sistema ainda estar sendo implementado causa alguns problemas. "O clube está ciente e o estádio está trabalhando para os devidos ajustes", respondeu o Cruzeiro.

O Mineirão, por sua vez, informou que o torcedor que tiver problemas com o cadastramento facial pode pedir ajuda pelo e-mail atendimento@estadiomineirão.com.br ou pelo telefone (31) 2580-1800. O atendimento por telefone é prestado de segunda a sexta-feira, de 8h até 18h.

E na catraca?

A reportagem de O TEMPO Sports observou o funcionamento do sistema neste domingo (20), nos portões A e F. O sistema ainda apresentou instabilidades, parando de funcionar em alguns momentos. Nestas situações, os torcedores mostravam o QR Code e tinham o acesso liberado.

Nos momentos em que o sistema funcionou, a reportagem não observou falhas no momento de a catraca realizar o reconhecimento dos torcedores. Funcionários que estavam perto das catracas afirmaram à reportagem que este domingo (20), seria o último dia em que o acesso ao Mineirão seria permitido sem cadastramento facial.