São quase seis anos desde o último confronto entre Cruzeiro x Ceará pelo Campeonato Brasileiro. Adversárias neste domingo, às 16h, no Mineirão, as duas equipes se enfrentaram pela última vez em setembro de 2019, no Castelão. Na oportunidade, a partida terminou em 0x0, na campanha que culminou com o rebaixamento celeste.
Do time que entrou em campo, escalado pelo então técnico Rogério Ceni, um atleta celeste também estará em campo neste domingo. Trata-se do zagueiro Fabrício Bruno, titular absoluto no setor com Leonardo Jardim em 2025. À época, o defensor formou dupla de zaga com Dedé.
Em 2019, Fabrício Bruno retornou ao Cruzeiro após um período emprestado à Chapecoense em 2017 e 2018. O defensor foi revelado em 2016 e chegou a atuar em oito jogos na temporada, mas acabou cedido à equipe catarinense após a queda do avião que vitimou quase todo o elenco do time de Chapecó.
Quando retornou à Toca da Raposa em 2019, Fabrício Bruno alternou períodos como titular e na reserva. O zagueiro deixou o clube ao final da temporada, em meio a uma saída em massa de jogadores, após o rebaixamento do clube celeste.
À época, o jogador chegou a acionar o Cruzeiro na Justiça do Trabalho pedindo a rescisão indireta do contrato e cobrando mais de R$ 4 milhões de salários atrasados, direitos de imagem, além do recolhimento e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A ação judicial, porém, foi retirada em janeiro de 2020, após um acordo entre as partes para o término do vínculo.
O zagueiro seguiu para o Red Bull Bragantino onde atuou até 2022 quando se transferiu para o Flamengo.
Retorno à Toca da Raposa
Fabrício Bruno retornou ao Cruzeiro em janeiro deste ano. O clube pagou ao Flamengo cerca de 7 milhões de euros, pouco mais de R$ 44 milhões, para contar com o zagueiro. O contrato com a Raposa vai até 31 de dezembro de 2028.
Desde a volta ao clube, Fabrício Bruno soma 29 partidas e um gol marcado. No Campeonato Brasileiro, o defensor só não entrou em campo na partida contra o Vasco, em Uberlândia, quando cumpriu suspensão automática por três cartões amarelos. De acordo com a plataforma SofaScore, a pontuação média do zagueiro no torneio é de 7,19.