Adversários deste domingo (27/7), no Mineirão, Cruzeiro e Ceará têm um histórico curto de partidas disputadas. Em toda a história, em confrontos oficiais, foram apenas 12 confrontos. O retrospecto sinaliza uma vantagem da Raposa. 

Logo mais, às 16h, o time de Leonardo Jardim busca a manutenção na liderança do Campeonato Brasileiro e ampliar a distância para o Flamengo, vice-líder. O Ceará, por sua vez, tenta uma reabilitação na competição.

Desde 1971, quando houve a primeira partida entre Cruzeiro e Ceará, o clube mineiro venceu cinco duelos, enquanto os cearenses saíram vencedores em duas oportunidades. O histórico também contabiliza cinco empates.

Consideradas as oportunidades em que a Raposa foi mandante, a vantagem é larga: quatro vitórias e uma derrota em cinco jogos. Já nos domínios do ‘Vovô’, os dados apontam para sete jogos disputados, com uma vitória para cada e cinco empates. 

Como mandante, a maior goleada aplicada pelo Cruzeiro contra o Ceará se deu em 1971. A partida terminou em 6x0 para a Raposa. No duelo, o Cruzeiro marcou 16 gols contra os cearenses na história e sofreu oito. 

O último confronto entre as equipes foi no Campeonato Brasileiro de 2019 - ano em que o Cruzeiro amargou o rebaixamento à série B pela primeira vez na história. No dia 25 de setembro, as equipes empataram em 0x0 no Castelão.