Este domingo (27/7) não terminou como o esperado pelo torcedor do Cruzeiro, animado pela liderança do Campeonato Brasileiro. Mesmo com o Mineirão lotado, onde estava invicto nesta edição do torneio, o time celeste perdeu para o Ceará por 2 a 1, de virada, e colocou a ponta da tabela em ameaça.

A Raposa dominou o início do primeiro tempo, quando abriu o placar com o centroavante e artilheiro Kaio Jorge, no entanto, perdeu o gás em seguida. Os dois gols do Vozão foram efetuados pelo atacante Galeano — um no primeiro tempo, e o outro, no segundo, ambos em jogada aérea.

O revés estrelado acontece após uma sequência de 16 jogos sem perder, contando Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. Com esse resultado, válido pela 17ª rodada, o clube mineiro permaneceu com 34 pontos, um a mais que o Flamengo, que, diante do Atlético, na noite deste domingo, poderá assumir o primeiro lugar.

Já o Ceará, que estava na segunda metade da tabela, chegou aos 21 pontos, na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana. Equipe nordestina vinha de três derrotas consecutivas.

O jogo

A partida começou como deveria: posse de bola e pressão celeste para logo abrir o placar, e foi assim que aconteceu. Logo aos três minutos de bola rolando, Kaio Jorge apertou a saída de bola do goleiro, que se enrolou com ela e a deixou nos pés do artilheiro para somente empurrar para o fundo das redes.

Sob o embalo da torcida, o domínio do time mandante continuou, e tudo indicava que a vitória seria ainda maior. Aos 30 minutos, Eduardo até balançou as redes, mas o gol foi invalidado pela arbitragem por conta de irregularidade.

A partir daí, tudo mudou. O Cruzeiro teve dificuldades para atacar, enquanto o Ceará passou a chegar mais constantemente perto do gol de Cássio e, num lance de bola parada, empatou. Após cobrança de escanteio, Galeano, praticamente sozinho, cabeceou para empatar.

No segundo tempo, o Vozão voltou melhor postado defensivamente e apostou nas jogadas de contra-ataque, enquanto a Raposa se viu com menos oportunidades de infiltração. E foi assim que houve a virada: jogada de velocidade de Fernandinho pela esquerda, que cruzou na cabeça de Galeano, que fez o seu segundo no jogo.

Depois do baque, o time estrelado se lançou mais adiante, com menos preocupação defensiva, enquanto os visitantes fizeram o possível para manter a vantagem. Os minutos finais foram marcados por princípios de confusões e poucas chances claras de gol.

Futuro

Agora, as atenções da Raposa se voltam para a Copa do Brasil: na quarta-feira (30/7), às 19h30, a equipe recebe o CRB, pela ida das oitavas de final. Pelo Brasileirão, o próximo duelo será diante do Botafogo, no domingo (3/8), às 16h, no Rio de Janeiro.

Ficha técnica

O quê: Cruzeiro 1 × 2 Ceará

Motivo: 17ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A

Onde: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG

Quando: domingo, 27 de julho de 2025, às 16h (de Brasília)

Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki Bruno (Yannick Bolasie); Lucas Romero, Lucas Silva (Matheus Henrique), Eduardo (Gabrel Barbosa) e Matheus Pereira; Wanderson (Marquinhos) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim

Ceará: Bruno Ferreira; Fabiano Souza, Marcos Victor, Willian Machado e Matheus Bahia; Dieguinho (Lucas Mugni), Richardson (Rafael Ramos) e Lourenço (Fernando Sobral); Galeano (Lucas Lima), Pedro Henrique (Fernandinho) e Pedro Raul. Técnico: Léo Condé

Arbitragem: Raphael Claus (SP); Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP). VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)

Gols: Kaio, aos 3' do 1ºT (CRU); Galeano, aos 38' do 1ºT e 14' do 2ºT (CEA)

Cartão amarelo: Pedro Henrique (CEA)

Público: 52.802

Renda: R$ 3.286.100,58