O atacante Gabigol, do Cruzeiro, foi absolvido da acusação de tentativa de fraudar um exame antidoping no período em que ainda defendia o Flamengo. O recurso apresentado pela defesa do jogador contra a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) foi julgado pelo Tribunal Arbitral do Esporte (CAS). 

Inicialmente, Gabigol havia sido condenado a uma suspensão de 24 meses. Entretanto, ele vinha atuando normalmente com base em um pedido de efeito suspensivo até que a situação fosse julgada. Agora, a punição está definitivamente anulada, sem possibilidade de novos recursos.

Na decisão, divulgada nesta sexta-feira (4), o CAS concordou que a postura do atleta não foi adequada durante o exame, mas reforçou que não seria motivo para aplicação da punição.

"O Painel do CAS determinou que, embora o comportamento de Gabigol tenha sido completamente não cooperativo, ele não pode ser considerado como adulteração de acordo com o Código Mundial Antidoping e não configura uma violação", diz trecho do comunicado do CAS. 

Se o recurso da defesa de Gabigol tivesse sido rejeitado pelo CAS, o camisa 9  teria de cumprir o restante do período da suspensão, que vence no final deste mês. Ele não poderia sequer treinar pelo Cruzeiro.

Entenda o caso

Gabigol foi acusado de dificultar a realização de um teste antidoping 'surpresa' realizado no CT do Flamengo no dia 8 de abril de 2023. 

O resultado do exame deu negativo, mas os oficiais responsáveis pela coleta relataram que Gabigol descumpriu diversas normas para a realização do exame.

Segundo os responsáveis pelo exame, Gabigol não se dirigiu a eles antes do treino e, após a atividade de campo, os ignorou e foi almoçar.

O atacante também teria tratado a equipe com desrespeito e não seguido os procedimentos indicados. Ainda se irritou ao ver que o oficial o acompanhou até o banheiro para a coleta. Por fim, conforme o relato dos profissionais, ainda entregou o vaso de coleta aberto, contrariando as orientações recebidas.

Desta forma, dentro do que prevê o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, a atitude de Gabigol poderia ser enquadrada como "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle".

Gabigol recebeu a primeira notificação sobre a tentativa de fraude no dia 30 de maio de 2023. Inicialmente, a defesa do atacante foi feita por Rodrigo Dunshee, então vice geral e jurídico do Flamengo. Depois o advogado Bichara Neto assumiu o caso. Desde o início, Gabigol garantiu não ter fraudado o exame.