O técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim, valorizou a participação na Vitória Cup e o triunfo por 1 a 0 sobre o Banfield neste domingo (6/7), no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (ES). Segundo o português, o objetivo ao entrar na competição amistosa foi cumprido.
“Colocamos alguns jogadores por mais tempo em campo e conseguimos vencer, mesmo com as condições do gramado, que não estava bom. As equipes argentinas lutam pela bola como ninguém. Foram jogos competitivos, com uma intensidade que não há nos treinos, e importantes para ganharmos ritmo”, disse Jardim.
Após 15 dias de férias em função da paralisação do calendário do futebol brasileiro devido ao Mundial de Clubes, o Cruzeiro voltou aos treinos no dia 29 de junho. Na última quinta-feira (3/7), foi derrotado pelo Defensa y Justicia na estreia da Vitória Cup. Neste domingo, de acordo com Leonardo Jardim, a equipe mostrou uma importante evolução para a sequência da temporada.
“Nós temos uma identidade. Não fomos bem no primeiro jogo (da Vitória Cup), não conseguimos fazer o que estávamos acostumados, mas hoje vencemos e já conseguimos fazer o que fazíamos no passado recente. Agora vamos nos preparar durante a semana com foco no Brasileiro, os jogadores vão conseguir produzir aquilo que podem”, ponderou o treinador da Raposa.
O Cruzeiro volta aos treinos na terça-feira (8/7) e inicia preparação para o duelo contra o Grêmio, no domingo (13/7), às 20h30, no Mineirão, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa é vice-líder do torneio com os mesmos 24 pontos do Flamengo, que leva vantagem no saldo de gols e tem um jogo a menos.
Japa e Matheus Pereira
Na entrevista coletiva deste domingo (6/7), Leonardo Jardim também comentou a situação de dois jogadores: os meio-campistas Japa e Matheus Henrique. Japa entrou em campo contra o Banfield e estreou na temporada 2025. Ele sofreu uma lesão no tendão da coxa esquerda no dia 30 de janeiro, durante treinamento na Toca II.
“Já tive conversas com ele, que vem de um tratamento difícil. Dei 15 minutos para o Japa hoje e ao longo deste segundo semestre ele vai tentar entrar na equipe”, comentou o treinador português.
Já Matheus Henrique, que precisou passar por cirurgia em abril devido a uma lesão no joelho, foi liberado pelo departamento médico do Cruzeiro e voltou a treinar na Toca da Raposa II. Jardim também mostrou parcimônia ao falar sobre o meia e evitou estipular prazos para o retorno do jogador: “Ele também terá seu período de recuperação e reintegração”.