O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (9/7), o Projeto de Lei (PL) 3.319/25, que retira a limitação de oferta de setores sem cadeiras em estádios de futebol. Analisado em 1º turno, agora, o texto retorna à comissão de Administração Pública para parecer definitivo.

De autoria do deputado Bruno Engler (PL), a proposição, chamada de "Volta da Geral", altera a Lei 23.772, de 2021, eliminando a restrição de 20% da capacidade total das arenas para os setores sem cadeira. O PL também reforça que os ingressos para esses locais deverão ser mais baratos que os demais.

Setor é onde estão concentradas as organizadas celestes. Foto: Gustavo Martins/Cruzeiro

Amarelo sem cadeiras

Partes das torcidas organizadas do Cruzeiro, maior cliente do estádio Mineirão, iniciaram um movimento chamado "Amarelo Sem Cadeiras", cujo objetivo é retirar os assentos do setor citado. Iniciativa é benquista pelo clube mineiro e está em fase de análise pela Minas Arena, concessionária que administra o Gigante da Pampulha.

No fim de maio de 2025, houve uma audiência pública na Comissão de Participação Popular da ALMG para debater o assunto. Nela, ficou claro que todas as partes envolvidas tendem a colocar em prática a ideia.

Conforme a administração do Mineirão, estão sendo feitos estudos para viabilizar a mudança, que geraria impactos, por exemplo, no aumento de peso sobre a estrutura da arquibancada e no número de catracas e banheiros, por exemplo, levando em conta que a capacidade do estádio aumentaria. Caso ela aconteça, todos precisam ter ciência que, em algumas ocasiões, as cadeiras precisariam ser alocadas novamente, especialmente para a Copa do Mundo Feminina de 2027.

Seria necessária a aprovação de diversos órgãos, como governo estadual, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (COPCM-BH).