A dor pela derrota do Cruzeiro por 2 a 1 para o Santos, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi potencializada pela notícia de que a Raposa terá três desfalques no próximo jogo, contra o Mirassol. Kaiki, Lucas Romero e Christian tomaram o terceiro cartão amarelo diante do Peixe e vão ter que cumprir suspensão. As saídas colocaram Leonardo Jardim diante de um dilema.  

O meio de campo da Raposa terá que ser significativamente alterado, já que dois titulares fundamentais do setor – Christian e Romero - vão ficar fora. Desta maneira, Leonardo Jardim pode ter que alterar até mesmo a formação na meiuca, ou então tentar escalar jogadores com características parecidas com os que serão substituídos. Quais alternativas tem o treinador para montar o meio de campo celeste? 

Primeiro volante

A primeira solução que o comandante estrelado terá que conseguir é para a posição de primeiro volante. Lucas Romero se consagrou na posição a ponto de virar titular absoluto, e tem sido difícil igualar o nível do atleta. A opção mais lógica seria escalar Walace, que é primeiro volante de ofício.  

Porém o jogador tem tido pouco espaço na equipe, e a falta de ritmo pode pesar contra dentro de campo. Outra opção seria deslocar Lucas Silva para exercer a função de 'camisa 5' e escalar Eduardo ou Matheus Henrique ao lado do capitão cruzeirense. Lucas falou sobre esta possibilidade na zona mista do Mineirão, após a derrota para o Santos.  

“Já atuei em todas as posições no meio de campo. Inclusive em determinados momentos aqui no Cruzeiro atuei de dez. Acredito que o Míster (Leonardo Jardim) vai ter uma semana boa para pensar, para poder ajustar e onde houver a necessidade para eu poder atuar, para ajudar, ele pode contar comigo”, comentou. 

Usar esta opção pode alterar a dinâmica do meio de campo celeste, que ganha mais cadência tendo Lucas Silva como segundo volante. Com Eduardo, isto pode se manter, já que o ex-Botafogo é um atleta mais ‘pensador’. Já se Matheus Henrique assumisse a posição de ‘oito’ do Cruzeiro, o jogo seria mais acelerado, pelas características de jogo do camisa 97.  

Ainda, Jardim tem a alternativa de usar o jovem Murilo Rhikman como primeiro volante. O atleta já entrou em campo na temporada, pela Copa Sul-Americana. Porém o pouco ritmo de jogo também é um fator que dificulta esta alternativa. 

Vaga de Christian 

Christian atua no Cruzeiro como um meia-atacante pela direita. Escalado originalmente no meio de campo, o atleta joga mais avançado, dando combate na saída de bola adversária e pisando bastante na grande área. Vigor físico e velocidade são as principais características do atleta. 

A primeira opção mais lógica seria Leonardo Jardim escalar Matheus Henrique, jogador do plantel que mais se aproxima do estilo de jogo de Christian. Além de manter a velocidade e a ofensividade no setor, a Raposa ganharia em dribles, recurso sempre apresentado por Matheusinho.  

Mas o fato de o atleta ter voltado recentemente de lesão pode ser um complicador. O jogador ainda tenta retomar o ritmo de jogo e sua melhor forma física, fatores que podem tirar um pouco da combatividade necessária no esquema de Leonardo Jardim.  

Outra opção para o lado direito do ataque é escalar Marquinhos. Como vantagens, tem o fato de o ponta já estar ambientado ao tipo de jogo exigido por Jardim e também o fato de já ter atuado pelo lado direito do ataque nos tempos de Arsenal, e até no próprio Cruzeiro. Porém o atacante ainda não se firmou com a camisa celeste e tem rendido abaixo do esperado quando sai do banco de reservas.