Apesar de ser uma estrela do futebol nacional, Gabigol ser considerado reserva do Cruzeiro atualmente vem chamando a atenção de outros clubes, principalmente do exterior. O TEMPO Sports apurou que, recentemente, o jogador recebeu consultas de clubes da Major League Soccer (MLS), dos Estados Unidos.

Ainda não chegaram propostas oficiais à mesa da SAF do Cruzeiro, no entanto, a direção não dificultaria sua saída caso surgisse uma oferta considerada vantajosa para as partes, inclusive para o jogador. Contratado em janeiro de 2025, após o término de vínculo com o Flamengo, o camisa 9 tem contrato ativo até dezembro de 2028.

Internamente, fala-se que o centroavante não está insatisfeito com a condição de suplente. Porém, uma série de publicações nas redes sociais chamou a atenção e indicou que ele estaria dando um "recado". Gabi postou vídeos de golaços feitos em treinos na Toca da Raposa 2.

Querido por torcedores, funcionários do Cruzeiro e publicamente pelo dono Pedro Lourenço, Gabriel Barbosa mantém bons números ofensivos. Com quatro assistências e 11 gols marcados na temporada, é o vice-artilheiro, atrás de Kaio Jorge, que tem 18.

Atualmente, o técnico Leonardo Jardim mantém Matheus Pereira, Wanderson e Kaio no comando de ataque estrelado. Em entrevistas coletivas, o português deixa claro ser um admirador do futebol de Gabigol, mas afirma que suas características são mais de construção de jogadas (em vez de finalizador) e que ele terá que conquistar o seu espaço com trabalho em campo.