Desde 1921, ano de fundação do Cruzeiro, há jogos contra o Atlético, e, quanto mais o tempo passa, mais eles são cercados de expectativas e tensão. Nesses 104 anos de história, goleadas celestes deram mais peso e importância a esse confronto mineiro.
É impossível falar de goleada do Cruzeiro sobre o Atlético sem o famoso 6 a 1, válido pela última rodada do Brasileirão de 2011, na Arena do Jacaré. Até hoje, uma das provocações mais conhecidas de cruzeirenses para com atleticanos é o "6" com as mãos.
Voltando um pouco mais no tempo, uma sequência marcante foram as duas vitórias por 5 a 0 em anos consecutivos: uma pelo Campeonato Mineiro de 2008, e a outra pelo estadual de 2009. Aliás, esses foram os maiores resultados do time celeste sobre o alvinegro no Mineirão na história.
Também há registros de um 5 a 1 em 1999, válido pela Copa dos Campeões Mineiros, e 5 a 2, em 1929, aplicado pelo então Palestra Itália: 5 a 2 no Barro Preto, pelo Campeonato da Cidade.
Cruzeiro e Atlético se enfrentam na próxima quinta-feira (11/9), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Na ida, disputada na Arena MRV, a Raposa venceu por 2 a 0 e abriu vantagem no placar agregado.