Este domingo (7) será um dia histórico para o Cruzeiro Feminino. A partir de 10h30, as Cabulosas jogarão sua primeira final de Campeonato Brasileiro Feminino, no estádio Independência. O adversário é o Corinthians, time seis vezes campeão do torneio. 

É um momento de consagração da equipe azul, que começou suas atividades em 2019, ano no qual já subiu para a primeira divisão. As três primeiras temporadas foram de dificuldades na elite do futebol nacional, muito devido à pandemia de covid-19. Com o fim do período pandêmico, as Cabulosas retomaram seu caminho e começaram a figurar nos mata-matas do torneio. 

Depois de sete anos, chega a hora de sentir a adrenalina de uma decisão do Campeonato Brasileiro. E o momento histórico pode marcar um recorde: mais de 14 mil torcedores já garantiram presença no estádio Independência.  

Se todos que compraram entradas comparecerem ao Horto, o Cruzeiro Feminino quebrará, novamente, o recorde de público do futebol feminino em jogos entre clubes realizados em Minas Gerais. Até o momento, a maior marca é exatamente do próprio Cruzeiro, também pelo Campeonato Brasileiro Feminino 2025. 

No último domingo (31 de agosto), a equipe celeste levou ao Independência 13.533 pessoas, que assistiram à classificação contra o Palmeiras, na derrota por 2 a 1. 

As Cabulosas chegam com confiança à final. Também, pudera: na primeira fase, o time estrelado terminou como líder, fazendo 36 pontos – 11 vitórias, três empates e apenas uma derrota. Nos mata-matas, a equipe azul mostrou consistência, organização, técnica e resiliência para vencer os duelos e chegar à tão sonhada final. 

Leia mais: Isa Haas, do Cruzeiro, destaca força da torcida e não vê favoritismo na final do Brasileiro feminino

Não fosse o Cruzeiro, as semifinais do torneio seriam uma versão “pocket” do Campeonato Paulista. As Cabulosas eliminaram o Red Bull Bragantino para, na sequência, encontrar outro paulista, o Palmeiras, nas semifinais. Mais uma vez, a equipe celeste mostrou espírito copeiro para desbancar as Alviverdes e avançar à decisão. O sonho agora é o título inédito 

O Corinthians também fez grande campanha no torneio. Segundo colocado com 34 pontos na primeira fase (10 vitórias, quatro empates e uma derrota), o Timão derrubou Bahia nas quartas de final e São Paulo nas semifinais. As Brabas chegam à final em busca do seu sétimo título. 

Sobre os times 

O Cruzeiro não deve ter desfalques para a grande decisão. O técnico Jonas Urias terá à disposição o plantel completo das Cabulosas para buscar uma vantagem diante do seu torcedor. O time titular, portanto, deve ser o mesmo que vem jogando as partidas no Brasileiro Feminino. O Corinthians também deve contar com plantel completo no jogo de ida da decisão.  

CRUZEIRO x CORINTHIANS  

Motivo: jogo de ida da final do Campeonato Brasileiro Feminino 2025   

📍 Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG) 

📅 Data: 7 de setembro de 2025 

Horário: 10h30 (de Brasília) 

⚖️ Arbitragem: Thayslane de Melo Costa (SE). Assistentes: Maira Mastella Moreira (RS) e Fernanda Kruger (MT). VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE) 

Transmissão: TV Globo, SporTV e TV Brasil 

PROVÁVEL CRUZEIRO: Camila Rodrigues; Isabela, Paloma Maciel, Vitória Calhau e Gissele; Bedoya, Gaby Soares e Marília; Vanessinha e Byanca Brasil. Técnico: Jonas Urias 

PROVÁVEL CORINTHIANS: Nicole; Gi Fernandes, Mariza, Thaís Ferreira e Tamires; Dayana Rodríguez, Duda Sampaio, Andressa Alves e Vic Albuquerque; Jaque Ribeiro e Jhonson. Técnico: Lucas Piccinato