O sonho de conquistar a Copa São Paulo acabou para os garotos do time sub-20 do Cruzeiro na noite de quarta-feira (19), ao serem eliminados pelo São Paulo nas quartas de final da competição. Mas agora eles já têm pela frente um novo sonho: ganhar a oportunidade de integrar o elenco principal da Raposa. E, de acordo com o desempenho demonstrado na Copinha, 'candidatos' não faltam.
E a chance de confirmar valor pode chegar antes mesmo do que eles pensavam: no sábado (22), o time profissional realizará um treino integrado com o sub-20, às 10h30, na Toca da Raposa II. Uma oportunidade para o técnico uruguaio Paulo Pezzolato conferir de perto os bons valores da base que acompanhou assistindo aos jogos pela TV.
Compre agora o seu pacote para os jogos do Cruzeiro como mandante no Campeonato Mineiro
Durante a Copa São Paulo, o time celeste fez seis jogos, com cinco vitórias e apenas uma derrota, justamente para o São Paulo. Em todo o torneio, o time sofreu apenas três gols, tendo a defesa menos vazada. Assim, é natural que alguns jogadores do setor estejam entre os cotados para 'subir' para o time profissional.
O que parece assegurado é o goleiro Denyvis, que 'estoura idade' para o sub-20. No clube desde 2015, ele tem contrato até o fim de 2023, com direito a uma multa contratual de 300 milhões de euros para transferências internacionais. Com grandes defesas, está entre os indicados ao título de melhor jogador da Copinha.
Os laterais Geovane (direita) e Ramon Rocha (esquerda) também não terão mais idade mais para atuar pela base. O primeiro parece ter mais chances, até mesmo em função da 'carência' da posição no elenco principal. Gabriel Dias, ex-Ceará, que sequer ainda foi oficializado, é o único especialista da posição.
Compre agora o seu pacote para os jogos do Cruzeiro como mandante no Campeonato Mineiro
Entre os zagueiros, Matheus Vieira e Paulo estão em condições semelhantes. Ambos já tiveram oportunidade de treinar com os profissionais, sendo que Paulo chegou até a ter alguns minutos em campo. Capitão do time sub-20, Paulo parece estar na frente nessa disputa interna.
Já Weverton, que chegou a ter chances no time principal com o então técnico Felipe Conceição no início do ano, acabou perdendo espaço até mesmo no sub-20.
No meio-campo, estão algumas boas apostas de quem pode ser 'puxado' pelo técnico Paulo Pezzolato. O volante Ageu, com contrato até o fim de 2023, pode esbarrar na grande concorrência existente no setor. Mas o meia Daniel Júnior, que já havia sido o artilheiro do Mineiro sub-20, com oito gols, deve estar entre os escolhidos.
No ataque, Victor Diniz até mostrou bom futebol, mas dificilmente fica na Toca. Ele está emprestado pelo Paysandu apenas até 31 de janeiro. Para ficar com ele, o Cruzeiro teria que pagar R$ 500 mil.
Compre agora o seu pacote para os jogos do Cruzeiro como mandante no Campeonato Mineiro
Por outro lado, Vitor Roque, de apenas 16 anos, é considerado uma joia a ser lapidada. Com Luxemburgo, ele chegou até a jogar contra o Botafogo-SP, pela Série B. Mas agora pode ter de esperar um pouco mais para 'madurar' e também aprimorar sua condição física.