Perto de ser anunciado oficialmente como novo reforço do Cruzeiro nas próximas horas, o armador Chay desembarca em Belo Horizonte nesta segunda-feira (25) e pode buscar na Toca da Raposa uma 'retomada' na carreira. Com pouco espaço no Botafogo, o jogador de 31 anos quer mostrar que pode voltar a exibir o bom futebol da temporada passada. 

Chay foi um dos destaques do Botafogo na campanha do título da Série B do ano passado (oito gols e sete assistências). Entretanto, em função de lesões, teve seu desempenho prejudicado.

No final de outubro, Chay sofreu uma lesão parcial nos ligamentos do tornozelo esquerdo durante a partida contra o Goiás. O armador fez tratamento intensivo e ainda voltou a atuar pelo Botafogo na Série B.

Só que ao final da temporada Chay voltou ao departamento médico. Com incômodo no joelho direito, o jogador passou por uma artroscopia no dia 14 de dezembro de 2021.

Para acelerar seu processo de recuperação, Chay seguiu fazendo trabalhos de fisioterapia no clube enquanto seus colegas de time estavam de férias.

No início deste ano, começou 'fora de combate', só voltando a jogar na reta final do Campeonato Carioca (cinco jogos, com duas assistências). E o que poderia ser um indício de retorno à titularidade acabou tomando rumos bem diferentes.

Com a chegada do técnico português Luís Castro para o comando do Botafogo, Chay começou a perder espaço no time. Atualmente, é considerado reserva. Por opção do treinador, não foi sequer relacionado para o duelo com o Santos na semana passada.

No total, nesta temporada, participou de 19 jogos do Botafogo. Apesar de ter começado 12 vezes como titular, foi substituído em quatro delas. Nas outras sete, começou no banco e depois 'ganhou' poucos minutos em campo.

O Bahia também tinha interesse no jogador, mas o Cruzeiro acabou 'vencendo' a disputa. O jogador, que chega por empréstimo, passará por exames médicos antes de assinar contrato. 

Antes de Chay, o Cruzeiro já havia anunciado as contratações do zagueiro Luis Felipe, do lateral Marquinhos Cipriano, do volante Pablo Siles e do atacante Bruno Rodrigues. A janela de transferências para o futebol brasileiro foi aberta no dia 18 de julho e vai até o dia 15 de agosto.
 

Chay em 2022
Carioca - 5 jogos, 2 assistências
Copa do Brasil - 2 jogos, 1 assistência
Brasileirão - 12 jogos
Total: 19 jogos, 3 assistências