O início de temporada não tem sido nada positivo para Gabriel Brazão no Cruzeiro. Depois de uma 'novela' que durou mais de 40 dias para poder ter sua contratação oficializada pelo clube, agora o goleiro de 21 anos sofreu uma lesão no joelho esquerdo e terá que passar por cirurgia. A princípio, o caso não é tão grave como a lesão que sofreu no ligamento do joelho direito no ano passado.
"Gabriel Brazão infelizmente sofreu um trauma no joelho esquerdo no início desta semana. Este trauma do joelho esquerdo recente foi avaliado e fizemos um estudo por ressonância magnética que confirmou a impressão diagnóstico de uma lesão no meniscal. O menisco é a estrutura que tem várias funções dentro da articulação do joelho. O menisco interno dele sofreu uma lesão instável e necessita de uma correção cirúrgica", confirmou o médico do Cruzeiro, doutor Sérgio Campolina.
De acordo com o médico do clube, a cirurgia de Brazão deve ser realizada no hospital Mater Dei proivavelmente já nesta quinta-feira (10).
"É uma lesão comum na prática do futebol. Lesão de um prognóstico bastante animador. Levando em consideração a boa recuperação que o atleta teve da lesão mais complexa, imagino que em breve ele vai estar aí novamente à disposição do professor", acrescentou Sérgio Campolina, demonstrando otimismo em relação ao retorno de Brazão às atividades.
No início do ano, Brazão viveu situação inusitada. Só pode ser anunciado oficialmente como reforço do clube mais de quarenta dias depois de chegar a BH em função de “pendências na documentação” junto a Internazionale, da Itália. Depois de passar por exames médicos, ele assinou contrato até a metade de 2023.
Mesmo com toda a indefinição, Brazão vinha trabalhando diariamente na Toca da Raposa, treinando com os demais companheiros de posição. Agora, com a nova lesão, a tão espera estreia no time profissional terá que aguardar ainda mais.
Poucos jogos
Sem nunca ter atuado pelo Parma, que pagou R$ 11 milhões ao Cruzeiro para contratá-lo em janeiro de 2019, Brazão se transferiu para a Internazionale cinco meses depois, mas também não fez nenhuma partida oficial pelo clube. Acabou emprestado ao Albacete (cinco partidas) e depois, na temporada 2020/2021, ao Oviedo (apenas dois jogos oficiais).
No ano passado, quando poderia ter sua grande chance, se reapresentou a Inter no dia 5 de agosto, mas três dias depois rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito e teve que passar por uma cirurgia.
Brazão foi autorizado pela Inter a dar sequência a sua recuperação no Brasil. Em setembro de 2021, ainda tendo que usar muletas, fez tratamento de fisioterapia na Toca. Em 15 de novembro, voltou a calçar as luvas, para primeiros trabalhos. No mês seguinte já estava totalmente liberado, fazendo todas as atividades de campo. Brazão tem contrato com a Inter até julho de 2024.
Histórico
Revelado na base do Cruzeiro (chegou ao clube com 14 anos), Brazão se destacou cedo, inclusive pela seleção brasileira.
Em 2017, foi eleito o melhor goleiro do Mundial Sub-17, quando o Brasil terminou em terceiro lugar na competição. No mesmo ano, ajudou o Cruzeiro a conquistar a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil Sub-20.
O bom desepenho na base vez com que fosse chamado para o grupo principal. A partir de 2018, passou a treinar com Fábio, Rafael e Vitor Eudes, orientados pelo treinador de goleiros Robertinho.
Em outubro de 2018, chegou a ser convocado por Tite para a seleção brasileira principal, para amistosos contra Uruguai e Camarões. No ano seguinte foi para o futebol europeu.