Após ser retirada de Belo Horizonte e transferida para Cascavel (PR), a quinta etapa da Stock Car Brasil 2025 voltou para Minas Gerais. Nesta sexta-feira (11), a Vicar, organizadora da competição, anunciou que as provas agendadas para os dias 16 e 17 de agosto serão em Curvelo, região Central do estado. O Circuito dos Cristais, que em 2016 e 2017 já recebeu quatro provas do torneio, vai receber os corredores.

Conforme a empresa, a decisão foi tomada durante reunião nesta sexta-feira (11) com as equipes da categoria. Segundo a Vicar informou em comunicado, a ideia é manter a variedade de locais que recebem a BRB Stock Car.

"Após ponderações nesta sexta-feira, visando manter a diversidade de circuitos no calendário, equipes e organizadores consideraram que Curvelo seria o local ideal para a rodada dupla — com provas no sábado, dia 16, e domingo, 17 de agosto. A etapa de abertura do TCR Brasil Banco BRB e a sétima rodada do TCR South America Banco BRB também serão realizadas naquelas datas em Curvelo", informa o comunicado da Vicar.

Stock Car BH 2025 cancelada

A Stock Car BH 2025 foi cancelada no dia 7 de julho. A informação foi divulgada pela Vicar, organizadora da Stock Car Brasil, por meio de comunicado oficial. O BH Stock Festival afirma que a não realização da Stock Car BH 2025 nos dias 15, 16 e 17 de agosto em BH se deve a uma ação do Ministério Público Federal (MPF). O órgão entrou com um processo pedindo a suspensão da corrida no entorno do Mineirão.

"Apesar de não haver evidências de impactos ambientais relacionados à realização do BH Stock Festival 2024, o Ministério Público Federal permanece pedindo a suspensão das vendas de ingressos no processo judicial movido", afirmaram os organizadores do evento, em nota.

"Além de sua importância cultural, o BH Stock Festival traz benefícios significativos para Belo Horizonte: impacto socioeconômico; geração de empregos, renda e novos investimentos; estímulo à economia local; atração de turistas e fortalecimento de negócios regionais; Belo Horizonte como destino turístico; consolidação da cidade como referência nacional e internacional; projeção global; visibilidade internacional de Belo Horizonte, com transmissão ao vivo para 157 países, destacando o Mineirão e a Pampulha – patrimônio da UNESCO", argumentou.

Também segundo o BH Stock Festival, "os ingressos adquiridos serão válidos para a nova data que será anunciada. O reembolso será assegurado aos que não puderem participar do evento e a política de devolução do valor pago será publicada nas redes sociais do BH Stock Festival em breve".

MPF pediu suspensão do evento em abril

Em abril deste ano, meses antes do cancelamento da etapa da Stock Car em Belo Horizonte, o Ministério Público Federal (MPF) fez um requerimento pedindo a suspensão da edição de 2025. Segundo o MPF, o requerimento movido neste ano integra uma ação movida ainda no ano passado, na qual o órgão exigia a apuração e o impedimento de "impactos ambientais e descumprimentos legais decorrentes da realização do BH Stock Festival em Belo Horizonte (MG)".

A reclamação era o barulho da corrida, que, na visão do órgão, ultrapassaria os limites de 70 decibéis para áreas comuns e de 55 decibéis para a região do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De acordo com o Ministério Público Federal, o evento deste ano deveria ser suspenso até que "os organizadores comprovassem, tecnicamente, a compatibilidade do evento com a legislação ambiental vigente – o que não ocorreu até o momento".

O MPF pediu à Justiça que obrigue os responsáveis a comprovar, com estudos técnicos, que os ruídos se mantêm dentro dos limites legais. Também solicitou a apresentação de medidas eficazes de mitigação sonora. Caso contrário, o órgão requer que sejam suspensas tanto a venda de ingressos quanto a montagem da estrutura do circuito.

Segundo o contrato firmado com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), a Stock Car seria realizada anualmente na capital por cinco anos. A etapa estreou no ano passado, com a segunda edição prevista para agosto deste ano, com traçado de rua no entorno do Mineirão, vizinho ao campus da UFMG. 

“Risco de morte de animais” 
Na ação, o procurador da República Carlos Bruno Ferreira da Silva afirma que a realização da corrida ao lado de áreas sensíveis da universidade, como o Hospital Veterinário, o Biotério Central e a Estação Ecológica, representa grave ameaça à fauna local e às pesquisas científicas desenvolvidas na instituição. “Estudos apontam níveis de ruído suficientes para causar estresse severo e até a morte de animais em tratamento ou usados em pesquisas”, disse.

Um levantamento encomendado pelo MPF à empresa Aecom do Brasil concluiu que, para respeitar o limite de 55 dB exigido em áreas hospitalares, as barreiras acústicas previstas pelos organizadores — de até 5 metros — seriam insuficientes. A contenção ideal, segundo a nota técnica, teria que alcançar 25 metros de altura, além de incluir medidas dentro da própria universidade.

Proximidade crítica

O traçado da pista passaria em frente ao Hospital Veterinário da UFMG, na avenida Presidente Carlos Luz, trecho apontado por pareceres técnicos da própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente como “o ponto mais crítico”. Segundo o MPF, animais em tratamento têm sensibilidade auditiva maior que a dos humanos e sofrem ainda mais com o barulho.