Presidente do conselho deliberativo do Cruzeiro, Nagib Simões confirmou que a reunião que definirá pela aprovação ou não das demandas de Ronaldo Fenômeno para a aquisição de 90% das ações da SAF celeste acontecerá no próximo dia 4 de abril, no clube esportivo do Barro Preto, a partir das 17h30. O ediltal de convocação foi encaminhado pela mesa diretora do conselho já nesta sexta-feira (18). De acordo com o documento, todos os presentes no encontro serão informados dos termos do investimento pretendido pela Tara Sports na SAF e das cláusulas dos contratos definitivos, com explanação dos detalhes pela XP Investimentos.
O assunto tornou-se a principal polêmica da semana no Cruzeiro, algo que o clube não registrava há alguns meses, especialmente desde o anúncio da intenção do Fenômeno de se tornar acionista majoritário da SAF da Raposa. Para efetivar o negócio, Ronaldo, junto ao seu staff, se reuniu com a mesa do conselho do Cruzeiro, o presidente Sérgio Santos Rodrigues e outros membros da diretoria para explicitar demandas após o processo de auditoria.
O Fenômeno almeja que uma recuperação extrajudicial ou judicial, além do arrendamento das Tocas da Raposa I e II devido às dívidas tributárias que o clube possui. Ronaldo afirmou em live que a obtenção de patrimônio dos centros de treinamento visa garantir que os locais não serão penhorados, ficando sob o controle da SAF. Ele ainda garantiu que os espaços não serão negociados, por exemplo, para o mercado imobiliário.
É preciso lembrar que os CTs possuem ainda detalhes documentais a serem regularizados. O presidente Sérgio Santos Rodrigues que, inclusive, solicitou que a reunião fosse marcada no dia 4 de abril, apontou que a Toca II não está em posse do Cruzeiro. Mas, com Ronaldo, o local passará a ser regularizado, com o ex-jogador e empresário assumindo demandas que a associação não conseguiria cumprir.
A batalha agora será para convencer os conselheiros do Cruzeiro a votarem a favor das solicitações de Ronaldo. Durante a semana, alguns externaram preocupação com as demandas. Uma nota da mesa do conselho deliberativo deixou o clima ainda mais pesado, uma vez que no documento estão conteúdos sigilosos da negociação e que não poderiam vir à tona por cláusula de confidencialidade. Ronaldo não gostou do conteúdo da nota do conselho, mas também afirmou que não tomará medidas legais contra os signatários da nota.
Veja abaixo a convocação do edital de convocação da reunião do conselho deliberativo do Cruzeiro:
REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO DELIBERATIVO
O presidente do Conselho Deliberativo do Cruzeiro Esporte Clube, diante da autonomia concedida pela Constituição Federal às entidades desportivas e associações para organização e funcionamento, exclusivamente a pedido do Presidente do Cruzeiro Esporte Clube, senhor Sérgio Santos Rodrigues, com base no Art. 21, inciso II, alínea “b”, do Estatuto Social (“Estatuto”), convoca os senhores conselheiros, integrantes do quadro de Beneméritos, Natos e Conselheiros Efetivos, para reunião extraordinária (“Reunião”) que será realizada no dia 04 de abril de 2022, segunda-feira, com a abertura dos portões às 17:30 horas e fechamento às 18:30 horas, momento em que começará a Reunião, no Parque Esportivo do Barro Preto, à rua Guajajaras, nº 1722 – Barro Preto, nesta capital.
A realização da Reunião tem como pauta(s) o(s) seguinte(s) tema(s): (a) Informação, a todos os presentes, de todos os termos do investimento pretendido pela Tara Sports na SAF e das cláusulas dos contratos definitivos, com explanação dos detalhes pela XP Investimentos, assessora do Cruzeiro Esporte Clube (“Associação”);(b) Apresentação, a todos os presentes, pela Tara Sports, do projeto que será implementado se aprovado o investimento pretendido;(c) Autorização para a tomada de todas as medidas necessárias para pedido de recuperação judicial ou extrajudicial, pela Associação;(d) Autorização para a realização de operação de crédito pela Cruzeiro Esporte Clube - Sociedade Anônima do Futebol (“SAF”) e/ou Associação dando imóveis da Associação em garantia, para fins de reestruturação da dívida da Associação;(e) Autorização para a realização de operação imobiliária em favor da SAF visando a exploração das Tocas I e II, cuja renda será revertida para a amortização da totalidade da dívida tributária da Associação que, segundo a lei 14.193, é exclusivamente da Associação, sem solidariedade ou subsidiariedade da SAF, com: (e.i) transferência da propriedade das Tocas da Raposa I e II à SAF condicionada à amortização de toda a dívida tributária da Associação; e (e.ii) a obrigação de divisão igualitária entre a SAF e a Associação de lucro imobiliário que eventualmente vier a ser obtido na hipótese de venda das Tocas da Raposa I e II pela SAF;(f) Autorização para a prática de todos os atos necessários para: (f.i) dotar a SAF com todos os direitos de exploração das atividades relacionadas ao futebol, incluindo patrocínios, direitos de transmissão, vendas de ingressos, e exploração de marcas e outras propriedades intelectuais sem a sua cessão definitiva; e (f.ii) aprovar o investimento pela Tara Sports na SAF, com a celebração dos contratos definitivos. A votação dos temas da pauta realizar-se-á item a item e, de acordo com o Art.20, VI, do Estatuto, a autorização de alienação de bens imóveis exige o quórum de aprovação de 9/10, ou seja, 90% da totalidade dos Conselheiros.
Belo Horizonte, 18 de março de 2022.