Pendurou as chuteiras

Cruzeiro: Dedé se aposenta e resume ciclo: "Felicidade, títulos e muitas lesões"

Com passagem pelo Cruzeiro marcada por títulos e muitas contusões, zagueiro Dedé anuncia sua despedida oficial dos gramados: só eu sei o quanto foi difícil

Por O Tempo Sports
Publicado em 04 de julho de 2023 | 17:20
 
 
normal

Três dias depois de completar 35 anos, com direito a festa com tema celeste, o zagueiro Dedé anunciou nesta terça-feira (4) a sua aposentadoria do futebol, agradeceu ao Cruzeiro e sintetizou seu ciclo pela Raposa: "felicidade, títulos e muitas lesões". 

Dedé afirmou que já vinha pensando na ideia da aposentadoria há algum tempo. E agora tomou a decisão de não atuar mais profissionalmente.

"Amadureci esta ideia por muitos meses. Pensei, refleti e entendi que era o momento de agradecer, sempre, e, por respeito a todos que acompanharam minha carreira, a ascensão, os muitos títulos, conquistas, premiações pessoais, reconhecimento, sucessos, batalhas, dificuldades, superação, lesões, incompreensão e dezenas de páginas com um linda história, tinha obrigação de comunicar que hoje, aos 35 anos, com este novo ciclo iniciado no último sábado, anuncio, oficialmente, o final da minha trajetória no futebol", postou Dedé.

Revelado no Volta Redonda, Dedé se destacou pelo Vasco antes de ser contratado pelo Cruzeiro. Na Toca, fez parte de uma época vitoriosa, com conquista de títulos do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Entretanto, também se viu às voltas com diversas lesões, em especial nos joelhos, que prejudicaram sua carreira. 

Na despedida, Dedé fez questão de expressar o carinho pela Raposa. "O Cruzeiro. Ah, meu Cruzeiro querido! Ali, foram páginas heroicas imortais. Quanta felicidade, quantos títulos importantes e muitas lesões também. Tentei muito superar, mas só eu sei o quanto foi difícil. Sucessivas cirurgias que acabaram interferindo no rendimento de alto nível", reconheceu.

Depois de ficar longos períodos sem poder atuar pelo Cruzeiro em função das lesões, Dedé acabou tendo uma saída conturbada da Toca da Raposa após acionar o clube na justiça.

Dali em diante, sua carreira nunca mais foi a mesma. Chegou a ter passagens por Ponte Preta e Athletico Paranaense, mas praticamente não conseguiu jogar.

A última partida de Dedé como profissional foi pela Copa do Brasil 2022, pelo Furacão, contra o Tocantinópolis. Em agosto do ano passado, ele rescindiu o contrato com a equipe paranaense.

Dedé chegou a pensar em buscar outras equipes. Ele vinha mantendo a forma física por conta própria e chegou a receber algumas propostas, mas nenhuma delas o 'cativou'.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!