No duelo desta terça-feira (28) contra o Sport, no Mineirão, pela 15ª rodada da Série B do Brasileiro, Paulo Pezzolano, técnico do Cruzeiro, não poderá contar novamente com o seu conterrâneo Léo Pais, que vem tendo seu desempenho prejudicado por lesões. Desde que chegou a Raposa, o jogador uruguaio atuou apenas em 50% dos jogos disputados pela equipe.

Contando com o aval do 'comandante', com quem já havia trabalhado no Liverpool, do Uruguai, em 2019, Léo Pais desembarcou em BH no dia 3 de abril para fazer exames e acertar com o Cruzeiro. Apesar de já iniciar os treinamentos com os novos colegas na Toca da Raposa, só foi oficializado pelo clube no dia 18 de abril.

Desta data em diante, o Cruzeiro completa nesta terça (28) diante do Sport a sua 14ª partida. E Léo Pais, que completa 28 anos no mês que vem, terá atuado apenas em sete delas (veja quadro ao final da matéria). 

O uruguaio, que estava no Montevideo Wanderers, do Uruguai, estreou pelo Cruzeiro no empate em 1 a 1 com o Tombense, no dia 23 de abril. Teve papel importante principalmente no momento em que Pezzolano mudou a estrutura tática da equipe, terminando o jogo com três zagueiros.

Pela sua polivalência, Léo Pais ganhou a titularidade da equipe fazendo a ala direita. Atuou também nas vitórias sobre Londrina e Chapecoense, quando sofreu a primeira lesão: um estiramento muscular na parte posterior da coxa esquerda.
 

Em função da contusão, desfalcou o time contra Grêmio, Remo, Náutico e Sampaio Corrêa. Só voltou a partir do duelo com o Criciúma, entrando após o intervalo.

Léo Pais voltou a entrar em campo em mais três partidas, Operário (quando marcou seu primeiro gol pelo clube), CRB e Vasco. Mas na derrota de 1 a 0 para o time carioca, sofreu nova contusão: edema na coxa direita

Desta vez, desfalcou o time contra Ponte Preta, Fluminense e agora diante do Sport. Antes mesmo da partida contra o Fluminense, pela Copa do Brasil, voltou a treinar com os companheiros, mas acabou não sendo relacionado por Pezzolano, já que ainda precisava aprimorar a forma física.


Léo Pais no Cruzeiro 
7 jogos, 1 gol marcado
5 vitórias, 1 empate, 1 derrota
9 gols pró, 3 gols contra  


Data         Confronto            Minutos em campo
23/4 - Cruzeiro 1x1 Tombense - 79 minutos
26/4 - Cruzeiro 1x0 Londrina - 90 minutos
30/4 - Chapecoense 0x2 Cruzeiro - 77 minutos
27/5 - Criciúma 0x1 Cruzeiro - 45 minutos
3/6 - Operário 1x2 Cruzeiro - 90 minutos - 1 gol
8/6 - Cruzeiro 2x0 CRB - 77 minutos
12/6 - Vasco 1x0 Cruzeiro - 60 minutos