A vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Sport, nesta terça-feira (29), no Mineirão, pela 15ª rodada da Série B, foi construída com apoio de dois jovens: o lateral Geovane, que fez o cruzamento para o gol contra de Sabino, e o meia atacante Daniel Jr, que garantiu a virada. Mas, na atual temporada, eles podem ser vistos como 'exceções': dos 45 jogadores já utilizados por Pezzolano, 16 têm 21 anos ou menos, mas apenas quatro 'engrenaram' de fato.
Os jogadores jovens que tiveram mais oportunidades com Pezzolano até o momento foram justamente Geovane (23 jogos) e Daniel Jr (19 jogos) e os atacantes Jajá (11 jogos) e Vitor Leque (20 jogos).
Dos outros 12 jogadores jovens à disposição de Pezzolano, apenas Miticov chegou a ser utilizado em mais de cinco partidas. O volante foi acionado em nove jogos da temporada (confira quadro ao final desta matéria).
Todos os demais, tiveram poucas chances de 'mostrar serviço'. A bem da verdade, a maioria deles foi utilizada por Pezzolano somente no momento em que o comandante uruguaio preferiu poupar os titulares e escalar uma formação praticamente reserva.
Isso ocorreu na vitória de 3 a 0 sobre o Tombense, no dia 12 de fevereiro, sexta rodada do Mineiro, e na derrota de 2 a 1 para o Patrocinense, na última rodada da primeira fase do Estadual, quando a Raposa já estava classificada, por antecipação às semifinais.
No último sábado (25), Pezzolano defendeu cautela ao incluir jovens na rotação do Cruzeiro. “Não é colocá-los por colocá-los. Temos que entender o momento dos jogadores, que são meninos. A verdade é que estou muito feliz, porque eles entram e estão sintonizados à equipe, e muito orgulhoso. Que sigam melhorando e crescendo”, destacou o treinador.
Mesmo com o fala de Pezzolano, parte da torcida acredita que os jogadores jovens poderiam ter mais espaço no elenco, em especial no caso dos zagueiros Paulo e Weverton, que já haviam tido oportunidade em anos anteriores.
Nesta temporada, quando não pode contar com seus zagueiros mais experientes, Pezzolano preferiu até mesmo improvisar jogadores de outras posições no setor: os volantes Willian Oliveira e Neto Moura já fizeram essa função.
Força jovem da Raposa
Goleiros: Denivys (21 anos): 2 jogos; Ezequiel (19 anos): 1 jogo
Lateral: Geovane (20 anos): 23 jogos, 1 gol
Zagueiros: Pedrão (18 anos): 2 jogos; Paulo (20 anos): 1 jogo; Weverton (19 anos): 2 jogos
Volantes: Miticov (20 anos): 9 jogos; Ageu (20 anos): 2 jogos
Armadores: Daniel Jr (20 anos): 19 jogos, 3 gols; Marco Antônio (21 anos): 5 jogos; Vitinho (20 anos): 1 jogo
Atacantes: Jajá (21 anos): 11 jogos, 2 gols; Vitor Leque (19 anos): 20 jogos, 2 gols; Marcelinho (19 anos): 5 jogos; Jhosefer (18 anos): 3 jogos; Breno (20 anos): 1 jogo
*Goleiro Gabriel Brazão e atacante Alex Matos, ambos de 20 anos, também treinam com o elenco, mas ainda não atuaram em 2022