Apesar de viver bom momento na temporada, o adversário deste domingo (3) traz boas lembranças para o Cruzeiro. Às 16h, a Raposa vai à luta contra o Botafogo no Engenhão, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. E tanto o histórico geral quanto o retrospecto mais recente do confronto favorecem bastante a Raposa. 

Até hoje, Cruzeiro e Botafogo se enfrentaram em 79 jogos na história. E a equipe celeste leva uma vantagem considerável: são 32 triunfos cruzeirenses, contra apenas 19 vitórias do time carioca, além de 28 empates. O Cruzeiro também leva vantagem como mandante no confronto, tendo vencido 23 dos 43 duelos entre os dois times com mando da Raposa, com só oito vitórias do Botafogo e 12 empates. 

Entretanto quando se fala dos duelos disputados com mando do Botafogo, a vantagem muda de lado. O Glorioso recebeu o time azul em seus domínios 36 vezes na história e venceu 11 desses duelos. Porém o Cruzeiro não fica muito atrás, tendo vencido o time alvinegro fora de casa nove vezes. Outros 16 duelos entre os dois times com mando botafoguense terminaram empatados. 

Freguês? 

Além do histórico geral, o raio-X mais recente do embate com o Botafogo também favorece o Cruzeiro. Há oito anos a Raposa não sabe o que é perder para a Estrela Solitária. A última vitória do Glorioso sobre o time azul foi em 2016, por 2 a 0, no Mineirão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

Desde então, os dois times disputaram 13 jogos, com cinco vitórias do Cruzeiro e oito empates. Em 2020 e 2022, as duas equipes não se enfrentaram, já que o time celeste estava na Série B e o Alvinegro, na Série A.

O último encontro entre os dois, inclusive, teve uma das melhores atuações da Raposa em 2024. Na 20ª rodada do Brasileirão do ano passado, o time celeste bateu a Estrela Solitária por 3 a 0 no Engenhão.

Vale lembrar que, no ano passado, o Botafogo conquistou o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. Mesmo assim, perdeu os dois jogos contra o Cruzeiro no Brasileirão - 3 a 2 no Mineirão e 3 a 0 no Engenhão.