Governo

Cruzeiro e Mineirão entram em acordo após intervenção do Estado

Reunião nesta sexta definiu um acordo prévio com a Minas Arena para que time volte a mandar seus jogos no estádio

Por O Tempo Sports
Publicado em 28 de abril de 2023 | 16:04
 
 
 
normal

Cruzeiro e Minas Arena se acertaram, e o time profissional voltará a jogar no Mineirão pelos próximos três anos. O acerto saiu após reunião realizada na tarde desta sexta-feira (28) com representantes do clube, da administração do estádio e do governo de Minas Gerais.

Um acordo vinculante com as premissas comerciais acordadas entre as partes foi assinado e servirá como parâmetro para o contrato que será consolidado até o mês de julho e terá validade até dezembro de 2025.

A primeira partida desta volta do clube celeste ao Gigante da Pampulha deverá acontecer no dia 10 de maio, quarta-feira, contra o Fluminense, pela 5ª rodada do Brasileirão. O jogo diante do Santos, no sábado, dia 6, deverá ser no Horto.

“Esse novo acordo traz um claro avanço comercial nas tratativas, reconhece o valor do Cruzeiro, e representa a nossa volta ao Mineirão”, disse Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro.

"Reconhecemos a disponibilidade e intermediação do Governo do Estado nas negociações, o que mostra um caminho importante de diálogo e colaboração resultando em um recomeço cheio de expectativas para a volta do Cruzeiro ao Gigante da Pampulha, a casa do futebol mineiro", destacou o diretor comercial do Mineirão, Samuel Lloyd.

Para o Secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Pedro Bruno, o acordo resguarda o interesse público e garante o consenso entre clube e concessionária. “É gratificante poder contribuir com o diálogo construtivo e saber que os mineiros serão os principais beneficiados”, comemorou.

Última partida

O Cruzeiro não joga no Mineirão desde novembro do ano passado, na partida contra o CSA, pela última rodada na Série B. Neste ano, após o clube não se acertar com a Minas Arena, definiu por mandar seus jogos na Arena Independência e outros locais.

O secretário de governo, Igor Eto, também comemorou o resultado. Cruzeiro e Minas Arena marcaram um gol de placa hoje! Por ordem do governador Romeu Zema, e ao lado do Secretário da Seinfra, Pedro Bruno, intermediamos o acordo que devolve à torcida do time celeste a sua casa: o Mineirão", falou.

O impasse e as tratativas

Após apelo, não só do Cruzeiro, mas de outros clubes, durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), para o estádio priorizar o futebol, neste mês, o governo passou a intervir nessas tratativas entre clubes e a administradora do estádio, a Minas Arena. 

O grande imbróglio ficou por conta dos percentuais que cabem a cada uma das partes durante a realização de uma partida. A Raposa queria mais participação nos lucros nas vendas de camarotes, cadeiras especiais, estacionamento e bares, enquanto a Minas Arena, disse que não poderia abdicar disso por cláusulas contratuais acordadas com o governo, na assinatura do contrato de parceria público-privado entre as partes.

Leia mais: Tudo sobre o contrato entre Cruzeiro, Mineirão e governo de Minas

Foi convocado, então, um comitê, com membros do governo de Minas, deputados estaduais, reapresentantes dos clubes e do estádio, para definir o calendário do futebol no Mineirão em 2023. A primeira reunião aconteceu no último dia 20, sem uma definição sobre o tema. 

Passada uma semana, houve novo encontro entre as partes, que aconteceu justamente nesta sexta (28), sendo definido que o Cruzeiro passará a jogar como mandante seus jogos no estádio pelos próximos três anos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!