O sorteio realizado na sede da CBF, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (7), definiu o adversário do Cruzeiro nas oitavas de final da Copa do Brasil. A Raposa encara o Fluminense, e os jogos que definirão o classificado às quartas de final serão disputados em 22 ou 23 de junho, na ida, no Rio de Janeiro, e em 13 ou 14 de julho, na volta, em Belo Horizonte.
Será o terceiro confronto entre os dois clubes na história da Copa do Brasil. Na edição de 2006 o Fluminense eliminou o Cruzeiro nas quartas de final. O time mineiro chegou às quartas, depois de elimininar o Nacional-AM, o CRB e o Vitória. já o Tricolor carioca havia passado pelo operário-MT, o CENE-MS e o Vila Nova-GO.
Na ocasião, o Fluminense que tinha como técnico Oswaldo Oliveira, venceu o Cruzeiro, de Paulo César Gusmão, nos dois jogos. Na ida, por 3 a 2, no Mineirão, gols de Petkovic, e Lenny, duas vezes, contra Wagner e Élber, para o time celeste, e na volta, por 1 a 0, no Maracanã, gol do lateral Marcelo. O Flu acabou eliminado pelo Vasco nas semifinais. O Flamengo foi o campeão, vencendo o rival carioca na decisão.
Já em 2019, o Cruzeiro entrou na competição nas oitavas de final, já que disputava a Copa Libertadores daquele ano. E pegou, logo na primeira fase que disputou, o Fluminense, que havia eliminado River-PI, Ypiranga de Erechim-RS, Luverdense-MT e Santa Cruz-PE.
A Raposa, de Mano Menses, eliminou o Tricolor, de Fernando Diniz, nos pênaltis, por 3 a 1, depois de empate por 2 a 2, no Mineirão. Os gols, no tempo normal, foram marcados por Thiago Neves, duas vezes, e Ganso e João Pedro para os cariocas. Na ida, os dois times já tinham empatado por 1 a 1, no Maracanã, gols de Pedro Rocha, para os mineiros, e João Pedro, para o Tricolor.
Nas quartas, o Cruzeiro eliminou o rival Atlético, e acabou sendo eliminado pelo Internacional, nas semifinais. O Colorado perdeu a decisão para o Athletico-PR.
O Cruzeiro já arrecadou R$ 7,67 milhões na competição deste ano, depois de ter eliminado Sergipe-SE, na primeira fase, Tutum-MA, na segunda, e Remo-PA na fase anterior, se classificando para as oitavas.