Líder de assistências no Cruzeiro, o lateral esquerdo Rafael Santos, revelado na base, vive sua melhor fase com a camisa celeste. Titular em oito das dez partidas disputadas na temporada, ele destaca os fatores que colaboraram para sua evolução: o amadurecimento após o empréstimo e a confiança e liberdade dados por Pezzolano e sua comissão técnica.

"Minhas passagens por outros clubes (Inter de Limeira e Ponte Preta) me fizeram ganhar experiência maior e me fizeram chegar melhor ao Cruzeiro, que é um clube gigante, onde a gente tem uma maior responsabilidade. Conseguir chegar bem desse jeito aqui  é muito gratificanate. Também pelo respeito que tenho a essa camisa. Então, chegar bem aqui  neste momento que o Cruzeiro está passando está sendo muito bom pra mim", afirmou o jogador.

Questionado sobre o fato de ser o líder de assistências da Raposa na temporda (foram quatro até agora), Rafael Santos ressalta a facilidade de se trabalhar com o técnico Paulo Pezzolano.
 
"Fico muito feliz de poder estar ajudando a equipe. Estando como líder de assistência, o importante é ajudar os meus companheiros. O professor passa muita confiança pra gente, muita liberdade sobre o que tem que fazer dentro do campo. Está sempre nos dando confiança e liberdade para fazer o que a gente mais gosta, que é jogar futebol, mas sempre com responsabilidade de querer ganhar", destaca.

Mesmo sendo um dos jogadores mais acionados por Pezzolano na temporada, Rafael Santos também apoia a rotatividade da equipe adotada por Pezzolano neste início de trabalho a frente da Raposa. 

"Nunca tinha trabalhado com um tipo de treinador assim. Dá para ver que o trabalho está sendo recompensado. Tem confiança no grupo inteiro, porque a gente trabalha a mesma coisa. Todos sabem o que fazer dentro de campo, o grupo está indo bem assim desta maneira de jogar. O professor coloca uma forma de jogar e a gente entra neste projeto dele. Não muda nada. Confiamos em cada jogador que está aqui e lá dentro de campo vai ser a mesma coisa: cada um vai buscar o seu espaço e vai atrás da vitória sempre", finalizou.

Pezzolano não adianta as escalações, mas Rafael Santos deve seguir como titular diante do Pouso Alegre, domingo (13), às 17h30, no Mineirão, pela décima rodada do Campeonato Mineiro. Com 19 pontos, o Cruzeiro está em terceiro lugar na classificação. Com mesma pontuação, o Athletic está em segundo, por ter melhor saldo de gols (9 contra 7).