Remontando a Raposa

Cruzeiro: Pezzolano já usou 44 jogadores; confira quem saiu e quem está em alta

Em busca da 'formação ideal' do Cruzeiro, Pezzolano já acionou 44 jogadores na temporada; enquanto oito já foram embora, alguns 'recém-chegados' estão em alta

Por Frederico Teixeira
Publicado em 27 de maio de 2022 | 13:00
 
 
 
normal

Para chegar a seu principal objetivo na temporada, que é garantir o acesso à elite, o Cruzeiro vem fazendo um trabalho de reformulação constante de seu elenco. Até aqui, o técnico Paulo Pezzolano já utilizou 44 jogadores. E no 'vestibular' do comandante uruguaio, enquanto oito atletas já até deixaram o clube, outros recém-chegados estão em alta. 

É fato que após comandar a equipe em 26 partidas, Pezzolano já tem a espinha dorsal do time bem definida. Não por acaso, os jogadores que mais atuaram até agora foram o lateral esquerdo Rafael Santos (24 jogos), o goleiro Rafael Cabral (23), o zagueiro Eduardo Brock (22), o volante Willian Oliveira (21), o zagueiro Oliveira (20) e o atacante Edu (19). Todos eles estiveram no time titular que bateu o Sampaio Corrêa por 2 a 0 na última rodada da Série B.

Além deles, a maioria dos outros jogadores que foram titulares diante da equipe maranhense são atletas contratados na última janela de transferências, que já chegaram 'com moral' com Pezzolano: o zagueiro Zé Ivaldo (oito jogos), o volante Neto Moura e o atacante Jajá, ambos com sete partidas disputadas. 

Desta forma, muitos jogadores que começaram o ano até como titulares, acabaram perdendo espaço, caso do zagueiro Mateus Silva e o armador Marco Antônio, que seguem no grupo, mas praticamente não têm sido relacionados por Pezzolano. O volante Filipe Machado não vem participando das delegações em função de uma contusão sofrida diante do Athletic, ainda na semifinal do Mineiro.   

Já dos oito jogadores que já deixaram o clube, os zagueiros Maicon (3 jogos) e Sídnei (2 partidas) e os atacantes Vitor Roque (11 jogos) e Thiago (8 partidas) faziam parte dos planos do treinador. 

Enquanto os defensores deixram o clube por não chegarem a um acordo salarial com a nova gestão comandada por Ronaldo Fenômeno, Vitor Roque acabou se transferindo para o Athlético-PR, que depositou em juízo o valor de sua multa rescisória, e Thiago foi vendido ao Ludogorets, da Bulgária.

Os outros quatro até tiveram oportunidades, mas parece que acabaram não correspondendo ao que o treinador pretendia e foram liberados para deixar o clube: o lateral direito Gabriel Dias, o volante Lucas Ventura, o armador Giovanni e o atacante Bruno José.

Dos 44 jogadores já acionados por Pezzolano na tamporada, seis são atletas da base: o goleiro Ezequiel, os zagueiros Weverton e Paulo, o volante Ageu, o armador Vitinho e o atacante Jhosefer. A maioria deles foi utilizado quando o treinador uruguaio optou pela escalação do time reserva durante o Campeonato Mineiro, preservando os titulares.

Outros quatro jogadores também fazem parte do grupo, mas ainda não tiveram a chance de atuar: os goleiros Gabriel Brazão e Gabriel Mesquita, o zagueiro Pedrão e o lateral esquerdo Kaiki. Os três últimos estão com a delegação em Criciúma e podem ter a primeira chance nesta sexta-feira (27), pela nona rodada da Série B do Brasileiro.

Até aqui, sob o comando de Pezzolano, o Cruzeiro soma 18 vitórias, 2 empates e 6 derrotas, tendo marcado 45 gols e sofrido 20. O time é líder isolado da Série B, com 19 pontos, e está classificado às oitvas de final da Copa do Brasil.


Confira todos os jogadores já acionados por Pezzolano:

Goleiros:
Rafael Cabral - 23 jogos
Denivys - 2 jogos
Ezequiel - 1 jogos

Laterais:
Rafael Santos - 24 jogos
Rômulo - 18 jogos
Geovane -15 jogos
Bidu -13 jogos
Gabriel Dias - 3 jogos*

Zagueiros:
Brock - 22 jogos
Oliveira - 20 jogos
Zé Ivaldo - 8 jogos
Mateus Silva - 5 jogos
Wagner - 3 jogos
Maicon -3 jogos*
Sidnei -2 jogos*
Weverton - 2 jogos
Paulo - 1 jogo

Volantes:
Willian Oliveira - 21 jogos
Adriano - 17 jogos
Filipe Machado - 11 jogos
Pedro Castro - 11 jogos
Miticov - 9 jogos
Neto Moura - 7 jogos
Ageu - 2 jogos
Lucas Ventura - 2 jogos*

Armadores:
Daniel Jr -17 jogos
João Paulo - 16 jogos
Canesin - 14 jogos
Giovanni - 7 jogos*
Marco Antônio - 5 jogos
Leonardo Pais - 3 jogos
Vitinho - 1 jogo

Atacantes:
Edu - 19 jogos
Waguininho- 18 jogos
Vitor Roque -11 jogos*
Bruno José - 9 jogos*
Vitor Leque - 8 jogos
Thiago - 8 jogos*
Rodolfo - 7 jogos
Jajá - 7 jogos
Luvannor - 6 jogos
Marcelinho -5 jogos 
Rafa Silva - 3 jogos
Jhosefer - 3 jogos
* Já deixaram o clube

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!