Promissor

Cruzeiro: Quem é Martín Varini, substituto de Pezzolano

Auxiliar técnico é o treinador mais jovem a comandar uma equipe na Libertadores; uruguaio lidera o Cruzeiro nesta quarta-feira (9)

Por Débora Elisa
Publicado em 08 de fevereiro de 2022 | 19:02
 
 
 
normal

Na ausência do técnico Paulo Pezzolano, o também uruguaio Martín Varini assume o comando do elenco celeste e, na próxima quarta-feira (9), estará à frente do elenco do Cruzeiro contra o Democrata, no Campeonato Mineiro. Com apenas 30 anos, o treinador já foi colega de clube de Arrascaeta e, no ano passado, alcançou o feito de ser o técnico mais jovem da história da Copa Libertadores, quando comandava o Rentistas. Veja outros feitos da carreira de Varini.

Recém-chegado a Belo Horizonte, Martín Varini assumiu como auxiliar técnico de Pezzolano no início de 2022. A nova comissão técnica é uma das grandes apostas da gestão de Ronaldo Fenômeno para a temporada do Cruzeiro, que tem como grande objetivo o retorno à divisão de elite do futebol brasileiro.

Sua carreira dentro do campo foi curta. Varini jogava como defensor e passou por todas as categorias do Defensor Sporting, do Uruguai, onde atuou ao lado de Arrascaeta. Aos 22 anos, decidiu aposentar as chuteiras para cursar administração de empresas, dando adeus - temporariamente - ao futebol.

Em 2015, longe do esporte há dois anos, recebeu o convite do Defensor para retornar à equipe, dessa vez, comandando elencos de categorias de base em que fez parte como atleta. Após cinco temporadas com o clube, foi oferecido a vaga de treinador do elenco principal do Rentistas, no início de 2021, após a saída do treinador Alejandro Cappuccio, que assumiu o Nacional. 

Como treinador do time uruguaio, fez 25 jogos, incluindo a participação na fase de grupos da Copa Libertadores do ano passado, competição em que se tornou o técnico mais jovem a comandar uma equipe, aos 29 anos. O clube, porém, encerrou a participação no torneio continental sem vitórias, somando três pontos em três empates e três derrotas.

No início de 2022, a convite do recém-contratado Pezzolano, Martín passou a integrar a comissão técnica celeste e, já no Campeonato Mineiro, ficará à frente da equipe em jogo dentro de casa.

Após o treinador Pezzolano testar positivo para Covid-19 na véspera da partida, Varini irá liderar o elenco da Raposa contra o Democrata, no Mineirão, nesta quarta-feira (9), às 19h30. O duelo terá transmissão exclusiva e ao vivo de O TEMPO Sports, pelo app ou pelo site.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!