Depois de um período ganhando rodagem e minutagem com empréstimos, Rafael Santos voltou ao Cruzeiro mais experiente e eficiente. Ele ativa uma grande disputa na lateral-esquerda celeste com Matheus Bidu e vem levando a melhor, neste momento, obtendo a preferência do técnico Paulo Pezzolano. Em oito jogos, Rafael Santos já distribuiu três assistências e vem se tornando um jogador fundamental tanto na defesa quanto no apoio ao ataque celeste. Na goleada sobre o Sergipe, foi dos pés do lateral-esquerdo que surgiu o levantamento para a finalização de Vitor Roque, fechando o 5 a 0 na Arena Batistão, em Aracaju, pela primeira fase da Copa do Brasil.
No mesmo ritmo do Cruzeiro, que vem dando esperanças ao seu torcedor, Rafael Santos afirma estar vivendo seu melhor início de temporada na carreira.
"Creio que é o melhor início de temporada que estou tendo. Estou sempre focado para ajudar o Cruzeiro e todos meus companheiros da melhor forma possível. Graças a Deus estou vivendo um momento bom junto com toda a equipe. Sempre busco me dedicar e estar preparado para aproveitar as oportunidades que surgirem e dar o meu melhor dentro de campo, então fico contente de ter o trabalho recompensado até o momento", declarou o jovem jogador, de 24 anos.
Na Copa do Brasil, o Cruzeiro, maior campeão do torneio, já conhece seu adversário na segunda fase. Após despachar o Sergipe, a Raposa terá pela frente o Tuntum, do Maranhão. A classificação foi celebrada pelos jogadores, mas o foco agora passa a ser total no clássico contra o Atlético, pelo Campeonato Mineiro. O jogo acontece no próximo dia 6 de março, no Mineirão. Rafael Santos destacou a importância do confronto para a Raposa, apontando que o time precisa manter o mesmo ritmo de entrega apresentado na Copa do Brasil.
"A Copa do Brasil é uma competição muito importante e de alto nível, então começar vencendo com um resultado elástico, com uma boa atuação, nos mostra que estamos no caminho certo. Temos que manter o ritmo, porque teremos um jogo difícil na próxima fase, porque nenhum confronto é fácil, porém iremos focados e concentrados em busca de mais uma classificação. Agora é voltar a pensar no Mineiro, que temos um clássico difícil pela frente e queremos conquistar os três pontos", comentou o lateral-esquerdo.
Atualmente, a Raposa possui três pontos a mais que o rival (19 a 16), só que o Atlético pode assumir a dianteira neste fim de semana, em duelo com o Pouso Alegre. O rival tem um jogo a menos que a Raposa.