O uruguaio Pablo Siles deu sua primeira entrevisa como jogador do Cruzeiro. Ele chega por empréstimo até o fim da temporada, em acordo com o Athletico Paranaense, clube que detém seus direitos, e já teve seu nome registrado no BID da CBF. Apesar do pouco tempo de clube, Siles já vinha treinando no Furacão e pode ser uma das opções de banco do técnico Paulo Pezzolano para o confronto diante do Bahia, neste sábado (23), às 16h, no Mineirão.
O novo reforço estrelado reconheceu o período de inatividade no Athletico Paranaense, Ele não joga desde a 14ª rodada do Brasileirão desta temporada, no dia 25 de junho, quando entrou na segunda etapa da vitória rubro-negra sobre o Bragantino por 4 a 2, na Arena da Baixada. Mas Siles está à disposição de Paulo Pezzolano caso seja chamada para o duelo com o Bahia.
"Faz cinco, seis jogos que eu não estava sendo relacionado no Athletico Paranaense, mas estava treinando normal. Sabemos que treinar não é o mesmo de jogar, eu cheguei há cinco, seis dias aqui no Cruzeiro, eu estou conhecendo os companheiros, mas, como eu disse, estou à disposição do treinador quando ele precisar", declarou Siles, em entrevista coletiva.
Carreira
Siles é o 18ª uruguaio a defender a camisa do Cruzeiro. Ele foi revelado pelo Danúbio, um dos tradicionais clubes de seu país. Em maio do ano passado, Siles chegou ao Brasil, sendo contratado por empréstimo pelo Vitória. No fim do ano passado, transferiu-se para o Athletico Paranaense, sendo contratado por cerca de R$ 3,5 milhões. No time baiano, foram 24 jogos, sendo 22 na Série B e dois gols marcados.
"Eu saí lá do Danúbio, tive a possibilidade de vir para o futebol do Brasil, tive a chance de defender o Vitória, na Série B, todo mundo sabe que é muito difícil, mas eu tive a possibilidade de me adaptar muito rápido. Eu achei que ia me custar muito, mas eu meu adaptei bem. Depois eu acho que joguei 20 partidas pelo Vitória, fui bem e após isso surgiu a possibilidade do Athletico Paranaense, joguei no Estadual e alguns jogos no Brasileirão. Não joguei muito, mas veio a chance do Cruzeiro, uma oportunidade muito boa, um time que está fazendo uma campanha espetacular, esperamos continuar assim", contou Siles, que também apontou suas características de jogo.
"Sobre as minhas características de jogo, sou um atleta que sempre vai jogar pelo time, que vai entregar o máximo pelos companheiros e pelo Cruzeiro, porque o objetivo do Cruzeiro está muito claro: subir", acrescentou.
Influência e conhecimento de Pezzolano
Ampliando a presença uruguaia na Toca da Raposa, Siles vai jogar para Paulo Pezzolano, técnico que enfrentou quando atuava no futebol de seu país. O novo reforço do Cruzeiro acredita que jogar para um compatriota pode acelerar sua adaptação ao futebol celeste.
"Eu joguei a Série B pelo Vitória, é uma competição muito difícil. E depois, sobre o conhecimento do Pezzolano, eu o conheço, já joguei contra ele no Uruguai. A ideia dele é muito clara, jogar sempre em qualquer campo e eu acho que isso vai facilitar. Espero me adaptar rápido ao Cruzeiro e ao estilo de trabalho do treinador", finalizou.