Em busca de manter os seus 100% de aproveitamento como mandante, o Cruzeiro terá pela frente nesta terça-feira (28), pela 15ª rodada da Série B do Brasileiro, um adversário sobre o qual leva ampla vantagem no retrospecto direto: até hoje, o Sport só venceu a Raposa nove vezes.

No total, já foram 42 confrontos entre as equipes, com o Cruzeiro tendo vencido quase a metade: 20 vezes. Ainda foram registrados 13 empates e nove vitórias do Sport. 

O time celeste também tem ampla vantagem na relação de gols marcados. Nestes 42 confrontos, o Cruzeiro balançou as redes 55 vezes, enquanto o Sport marcou 27 gols.

Quando o recorte é feito em relação apenas aos jogos em Belo Horizonte, a vantagem celeste é ainda maior: nas 18 partidas realizadas na capital, foram 13 vitórias do Cruzeiro, três empates e apenas duas derrotas. Ainda houve um jogo entre as equipes no estádio Dilzon Melo, em Varginha, e a Raposa também levou a melhor.

Apesar do amplo domínio do Cruzeiro nos números, é preciso ressaltar que o Sport já pregou algumas 'peças' na Raposa, e não apenas quando jogava em seus domínios. 

Na Copa Brasil de 1978, venceu a Raposa no Mineirão por 2 a 1. Depois, no Brasileiro de 1997, venceu por 4 a 1 na Ilha do Retiro. E, por fim, no Brasileirão de 2016, voltou a surpreender o Cruzeiro no Gigante da Pampulha, fazendo 2 a 1. Por isso mesmo, como diz o velho ditado, "todo cuidado é pouco".