O Cruzeiro será o primeiro time do futebol brasilero a ofertar bolsas de estudo integral no Ensino Superior para os atletas da base. A medida é uma parceria do clube com a Universidade UninCor 5 Estrelas, que também auxilia o clube no Instituto 5 Estrelas. Atualmente, o time já oferece às suas jovens promessas o ensino fundamental e médio através do Colégio Rui Barbosa e educação estrangeira por meio da UPTIME.
Como exemplo, o jovem meia Marco Antônio, do sub-20 celeste, foi o primeiro atleta da base agraciado com a bolsa integral. Mas os profissionais também poderão usufruir da novidade. O zagueiro Léo foi o escolhido para ser o primeiro atleta-aluno do elenco profissional. Ele, que já havia tentado cursar uma faculdade, retomará os estudos no curso de Administração.
“Acho essa atitude fantástica. Estive lá no lançamento do Instituto 5 Estrelas, uma iniciativa fantástica, que beneficia outros jovens na questão da educação. Eu abraço totalmente, faço parte de alguns projetos e gosto disso. Agora, com essa parceria que beneficia jovens com estudo e educação, é fantástico. Já tive a oportunidade de iniciar uma faculdade. Pela correria dos jogos, não consegui concluir. Agora, quem sabe, possa concluir os estudos”, disse o atleta.
Léo ainda lembrou do nível educacional de atletas que estiveram na Copa do Mundo da Rússia, principalmente os da seleção belga. "Li uma matéria sobre os jogadores da Bélgica. O Lukaku, atacante, fala seis idiomas, inclusive o português. O Kompany tem mestrado. É uma geração que tem se aprofundado nisso, na parte intelectual e na educação. Esse incentivo do Cruzeiro é uma crescente para o futuro", afirmou o Léo.
E as possibilidades não estarão restritas apenas aos jogadores. Elas chegarão aos sócios do clube, que poderão pagar 50% no valor da mensalidade dos cursos ofertados pela UninCor na modalidade EAD - Ensino a distância. Esta medida está exclusivamente restrita aos sócios institucionais e sócios torcedores que fizerem matricula até dezembro deste ano. A partir de 2019 o desconto para todos será de 40%.
"É um apelo que fazemos ao torcedor. Eles terão três vantagem: vai estudar mais barato, com um desconto de 50% neste ano, e em 2019, de 40%. Terá um curso de alta qualidade com o menor preço do mercado e ainda vai ajudar o time do coração. Quanto mais crescer essa iniciativa, mas será investido no Cruzeiro. Um curso superior deste custa em torno de 20 mil reais. Ele vai pagar a metade do preço. Até mesmo para aqueles sócios que já estão fazendo um EAD, a migração deveria ser pensada", comentou o vice-presidente executivo Marco Antônio Lage.