Acostumados a disputar os principais títulos da América do Sul, Cruzeiro e Grêmio se reencontram neste domingo (8), no Independência, às 16h, em um cenário diferente: pela primeira vez, os dois gigantes do futebol brasileiro vão se enfrentar pela Série B. Dentro do G-4, os dois times somam 10 pontos, o que faz do confronto um "jogo de seis pontos". 

Muito além da tabela, não faltam motivos para acompanhar a partida:

1 - Independência lotado: confiante em uma arrancada do time celeste na competição, a Nação Azul lotará as arquibancadas para empurrar o time do treinador uruguaio Paulo Pezzolano a mais uma vitória como mandante.  

Em um post nas redes sociais, o Cruzeiro anunciou que os ingressos para o confronto “estão praticamente esgotados”. Segundo a publicação, restam apenas entradas avulsas de camarote a partir de R$ 150. “São poucas, mas tem!”, diz o texto. A torcida cruzeirense pode comprar as entradas pelo site ingresso.cruzeiro.com.br ou pelo Whatsapp (31) 92008-2189.

2 - Dois times multicampeões: de um lado está o Cruzeiro, seis vezes campeão da Copa do Brasil, quatro vezes do Brasileirão e duas vezes da Libertadores. 

De outro está o Grêmio, que venceu o Mundial uma vez, tem três Libertadores, cinco Copas do Brasil e dois Brasileiros. 

Os clubes que acumulam juntos 11 Copas do Brasil, 6 Campeonatos Brasileiros e 5 Copas Libertadores e já protagonizaram jogos decisivos por diferentes competições.

3 - Pezzolano em ótima fase: desconhecido da maioria do público brasileiro quando teve a contratação anunciada pelo Cruzeiro em janeiro, o técnico vem colhendo os frutos do trabalho na Toca e já tem o melhor aproveitamento entre todos os treinadores que passaram pela Raposa desde 2020, ficando acima inclusive de profissionais 'renomados', como Vanderlei Luxemburgo e Luiz Felipe Scolari. 

Em 22 jogos sob o comando de Pezzolano, o Cruzeiro teve 14 vitórias, dois empates e seis derrotas, com aproveitamento de  66,6%. Entre os demais treinadores que passaram pelo time celeste desde 2020, quem mais se 'aproxima' é Enderson Moreira, com 58,33%, mas que 'resistiu' no cargo apenas durante 12 partidas.

4 - Velhos conhecidos do outro lado: o Grêmio conta com uma verdadeira 'legião celeste' para tentar vencer a Raposa. No elenco comandado pelo técnico Roger Machado, são cinco os jogadores que já defenderam o time celeste: os laterais Diogo Barbosa e Edílson, o volante Lucas Silva e os atacantes Diego Souza e Jhonata Robert.

5 - Artilheiros com pontaria em dia: Edu, pele lado mineiro, e Diego Souza, pelo lado gaúcho. Enquanto um chegou em 2022 para participar da reconstrução do clube, o outro já é um velho conhecido que caiu com a equipe e agora tenta voltar à elite.

Dos 22 jogos da Raposa neste ano, Edu atuou em 16, sendo que marcou 12 gols e deu uma assistência. Quando estava em campo, time venceu 11 adversários, perdeu para quatro e empatou um jogo.

Ele é o artilheiro do clube na temporada e, além disso, foi o jogador que mais participou diretamente de gols: são 13 participações dos 40 marcados no ano, ou seja, cerca de 32% do total.

Por outro lado, dos 21 jogos do Grêmio nesta temporada, Diego Souza esteve em campo em 13 – são 9 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Ao todo, são 8 bolas na rede e apenas uma assistência também.