De roupa nova, de volta ao Mineirão, com o Fenômeno nos camarotes e o apoio do torcedor, o Cruzeiro entra em campo neste domingo (13) para encarar o lanterna Pouso Alegre, às 17h30 (de Brasília), pela 10ª rodada do Campeonato Mineiro.

É mais uma chance de ver o desenvolvimento do intenso time comandado pelo técnico uruguaio Paulo Pezzolano que, inclusive, retorna ao banco de reservas após suspensão no clássico do fim de semana passado. 

Este será o último jogo do time como mandante nesta primeira fase. E o objetivo é uma boa apresentação para chegar bem na próxima fase, já que a presença na semifinal está garantida. Na terceira posição neste momento, a Raposa quer superar a surpresa Athletic, que atualmente está na vice-liderança, com os mesmos 19 pontos do Cruzeiro, mas vencendo no saldo de gols (9 contra 7).

A vitória pode dar ao time azul a vantagem do empate nas semifinais. Mas ainda há a possibilidade de até mesmo chegar à liderança, mas isso dependerá de tropeços do Atlético nas duas rodadas finais. 

O Cruzeiro não terá Edu neste domingo (13), assim como novamente Giovanni e Sidnei, que fazem trabalhos físicos na Toca. Mas o time empolga, tendo peças que vêm chamando a atenção como o atacante Vitor Roque, de 17 anos, autor de quatro gols nos últimos três jogos da Raposa. 

"Estou pronto para ajudar o Cruzeiro, onde o professor me colocar, eu vou estar sempre à disposição. Se ele quiser me colocar tanto pela beirada, quanto por dentro, eu vou estar pronto. Tenho treinado nas duas e vai ser tranquilo fazer as duas posições", disse o atacante, que pode ser utilizado centralizado com a ausência de Edu. 

Para a partida deste domingo (13), o Cruzeiro colocou a carga de 30 mil ingressos. O time vai estrear seu novo uniforme para a temporada 2022 e que celebra o primeiro escudo do time, quando da mudança de Palestra Itália para Cruzeiro. 

Adversário perigoso

O Pouso Alegre pode estar brigando contra o rebaixamento no Campeonato Mineiro - tem hoje seis pontos e está na lanterna -, mas é um time perigoso. Venceu sua primeira partida no Mineiro na rodada passada, quando bateu o Patrocinense, e está um ponto atrás da URT e da própria equipe de Patrocínio, primeiras fora do Z-2. 

Mais do que isso, o Pousão vem de resultados expressivos na Copa do Brasil. Eliminou o Paraná na primeira fase e esteve muito próximo de eliminar outro rival do sul do país, o Coritiba, empatando o jogo no tempo normal em 1 a 1, e sendo eliminado apenas nos pênaltis.Agora, o time vai focar todas as suas atenções para escapar do Módulo II e logo à frente terá a disputa da Série D. 

No ano passado, jogando fora de casa, o Cruzeiro foi derrotado pelo Pouso Alegre por 1 a 0. Aquela foi a primeira vitória do time do interior mineiro em seis jogos contra a Raposa. O time estrelado leva vantagem no confronto com três vitórias. Outros dois empates aconteceram. Uma curiosidade é que o gol da vitória do Pouso Alegre foi o primeiro do time no histórico contra o Cruzeiro. Antes disso, só a Raposa foi às redes, fazendo seis gols.

Ficha técnica

Cruzeiro x Pouso Alegre 
Motivo: 10ª rodada do Campeonato Mineiro 2022
Horário: 17h30
Local: Mineirão, em Belo Horizonte  
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (FMF) 
Auxiliares: Marcus Vinícius Gomes (FMF) e Leonardo Henrique Pereira (FMF)
Transmissão: O Tempo Sports e Rádio Super 91.7 FM

Cruzeiro 

Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Filipe Machado (Pedro Castro) e João Paulo (Canesin); Waguininho, Daniel Jr. e Vitor Roque. Técnico: Paulo Pezzolano

Pouso Alegre 

Cairo; Nando, Ramon, Luanderson e Foguinho; Gledson, Eberê (Lucas) e Lucas Gonçalves (Wesley Fraga); Bruno Moraes, Denner e Iago Dias. Técnico: Francisco Diá.