O Cruzeiro retorna ao Mineirão nesta terça-feira (28) para o primeiro dos dois jogos no estádio apenas nesta semana. O primeiro desafio é contra o Sport, às 21h30, pela 15ª rodada da Série B. O segundo será na próxima sexta-feira (1), também às 21h30, contra o Vila Nova, de Goiás. Para este primeiro compromisso, o técnico Paulo Pezzolano tem como baixa o atacante Rafa Silva, que vem sentindo um incômodo no pé direito. 

Fica a dúvida quanto a quem o comandante colocará em campo. Uma das opções é manter Rodolfo ao lado de Edu. Outra possibilidade é ter Daniel Jr. recebendo uma chance para compor o ataque. Luvannor e Waguininho correm por fora na disputa. O Cruzeiro segue com problemas para encarar este atleta mais agudo com a lesão de Jajá, que sofreu uma lesão parcial no ligamento cruzado do joelho esquerdo. 

Em contrapartida, a grande notícia para o torcedor cruzeirense é contar com a volta de Neto Moura, que não pode jogar pela Copa do Brasil, contra o Fluminense, pois já tinha atuado na competição pelo Mirassol. O uruguaio Léo Pais também está disponível depois de recuperar-se de um edema muscular na coxa direita. 

Olho no Sport 

O Sport já tem um desfalque certo para encarar o Cruzeiro no Mineirão. Trata-se do ex-cruzeirense Giovanni, que está suspenso e não vai entrar em campo. 

Apesar disso, o Leão terá as voltas do zagueiro Rafael Thyere, do lateral-direito Ezequiel e do atacante Ray Vanegas. Ambos voltam de gancho automático. O Sport demitiu o técnico Gilmar Dal Pozzo após o empate sem gols com Brusque, na Ilha do Retiro, na última rodada da Série B. O experiente Lisca vem aí para comandar o Leão. 

Histórico

o Cruzeiro volta a enfrentar o Sport depois de quase quatro anos. O time estrelado tem uma considerável vantagem sobre o Leão, inclusive sem registrar uma derrota desde 2016, quando acabou tropeçando para o Sport, dentro do Mineirão, por 2 a 1, pelo Campeonato Brasileiro daquela ocasião. 

O último Cruzeiro e Sport aconteceu no dia 8 de setembro de 2018, na Ilha do Retiro, e o jogo ficou empatado por 0 a 0. Naquela edição, o time pernambucano foi rebaixado. Este, portanto, vai ser o primeiro Raposa x Leão da década. De acordo com o Cruzeiropedia, Cruzeiro e Sport já se enfrentaram 40 vezes, com 20 vitórias celestes, nove triunfos do Leão e outros 13 empates. O time estrelado marcou 55 gols, enquanto o Sport fez 27. 

Dentro do Mineirão, são 16 jogos desde 1971, com a Raposa, com apenas duas derrotas. Além de 2016, o outro resultado negativo foi pela Copa Brasil de 1978. 

FICHA TÉCNICA
Cruzeiro x Sport 

Motivo: 15ª rodada do Brasileirão da Série B 2022
Horário: 21h30 
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (CBF-RS) 
Árbitro de vídeo: Pathrice Wallace Côrrea Maia (CBF-RJ) 
Transmissão: Rádio Super 91.7 FM, Premiere e Globoplay

Cruzeiro 

Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Geovane, Willian Oliveira, Neto Moura, Fernando Canesin e Matheus Bidu; Edu e Rodolfo (Daniel Jr.). Técnico: Paulo Pezzolano 

Sport 

Mailson; Ewerthon, Rafael Thyere, Sabino, Sander; Fabinho, Bruno Matias, Thiago Lopes, Luciano Juba; Kayke (Javier Parraguez) e Bill. Técnico: César Lucena.