O Cruzeiro não marca há quatro jogos consecutivos. Depois da parada para a Copa América, parece que os gols ficaram lá na partida contra o Atlético, a primeira das quartas de final da Copa do Brasil. Mas para os próximos objetivos que o time possui, voltar a balançar as redes torna-se essencial. 

Além da necessidade de se buscar um resultado contra o River Plate, em duelo pela Copa Libertadores, o time precisa vencer no Brasileirão, onde ocupa a incômoda 16ª posição, com apenas 10 pontos, uma acima da zona do rebaixamento. 

Amanhã, no Mineirão, a equipe deverá contar com a presença de Fred, que retorna após ser desfalque na terça-feira por conta de uma crise de labirintite. Uma das decepções da Raposa nesse início de segundo semestre é o camisa 9, uma sequência que contra o próprio Atlético, no segundo jogo das quartas de final, chegou a 12 partidas de jejum. 

Mesmo com esses números, Fred segue como o maior goleador do clube na temporada, com 16 gols, o dobro de gols do vice-artilheiro neste quesito: o meia Rodriguinho, com apenas oito gols marcados. A partida contra o Furacão, que também vai mandar a campo um time reserva, pode ser uma boa oportunidade para Fred encontrar, enfim, a toada dos gols. 

Na atual edição do Brasileiro, Fred ainda não foi às redes. Outra situação bem peculiar para o camisa 9, quarto maior artilheiro da competição nacional em toda a história, com 142 tentos. Fred só está atrás de Edmundo, Romário e Roberto Dinamite. Indo às redes 11 vezes no Brasileirão desta temporada, Fred vai se tornar o terceiro maior artilheiro do certame. Atualmente, ele é o maior goleador dos pontos corridos. 

Além do jejum, é nítida a queda de rendimento do jogador do ponto de vista físico, em outra sintonia em relação aos demais companheiros, tanto que acabou perdendo a vaga de titular absoluto logo no primeiro jogo pós-intertemporada, com Pedro Rocha na frente, por vezes tendo Thiago Neves tendo essa função de jogar enfiado entre os defensores.  O Cruzeiro não vence há exatos oito jogos no Brasileirão (quatro derrotas e quatro empates).

“Falta de gol prejudica um pouco. Estamos confiantes, o Mano está trabalhando bastante, nos dando confiança para voltar a marcar”, disse David, o possível companheiro de Fred no ataque no jogo de amanhã. 

NÚMEROS

115 partidas. Fred já disputou pelo Cruzeiro, entre 2004 e 2005 e desde 2018

76 gols marcou o jogador pelo clube mineiro, o que representa média de 0,66

12 jogos seguidos sem fazer gols, o maior jejum de Fred com a camisa azul