Corinthians e Cruzeiro. Um duelo tático. A experiência e eficiência dos times de Mano Menezes encontra Jair Ventura, técnico que ainda busca seu lugar ao sol no sempre  barril de pólvora que é o Timão. Enquanto Mano Menezes, um dos técnicos mais longevos do futebol nacional, chegou na derrota para o Vasco por 2 a 0, no domingo, à marca de 182 jogos no comando do Cruzeiro, com 87 vitórias, 55 empates e 40 derrotas (aproveitamento de 57,87%), Jair Ventura não tem sequer 10 jogos no comando do Corinthians e já é questionado. Foram nove partidas, com duas vitórias, três empates e quatro derrotas (rendimento de 33,3%), números piores do que os praticados por Osmar Loss, que em 25 partidas registrou 10 vitórias, 10 derrotas e cinco empates, aproveitamento de 46%. 

Na rota de um possível terceiro título de Copa do Brasil, feito que o deixaria atrás apenas de Felipão, Mano Menezes é um reconhecido técnico de mata-mata. "Temos um treinador  que sabe muito bem jogar este tipo de competição", aponta o lateral-direito Edilson em alusão ao técnico celeste.

Por sua vez, Jair Ventura destacou-se com o Botafogo na Libertadores do ano passado, realizando verdadeiras proezas com um time considerado limitado. No entanto, o jovem comandante ainda busca seu primeiro título na carreira, marca que escapou quando estava à frente de Botafogo e Santos.

A diferença entre os elencos de Cruzeiro e Corinthians baseia-se também nos investimentos. O Cruzeiro possui um time extremamente experiente e que do gol ao último homem de ataque exige da diretoria operações financeiras para manter a qualidade técnica em um patamar elevado. "Do outro lado tem um rival muito bom. Por isso que tivemos dificuldade. Mas mesmo com essa discrepância financeira a gente eliminou o Flamengo e podemos eliminar o Cruzeiro também", salienta Jair Ventura. 

Em sete duelos envolvendo Mano Menezes e Jair Ventura, o técnico do Cruzeiro ostenta quatro vitórias contra apenas um triunfo do atual comandante do Timão. O histórico do confronto ainda apresenta dois empates. Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na noite desta quarta-feira, às 21h45, na Arena do time paulista, em Itaquera. Por ter vencido o jogo da ida, a Raposa pode sagrar-se campeã com um simples empate, marcando mais um capítulo na ainda recente história de disputa entre Mano e Jair Ventura.