Com o Cruzeiro a 14 pontos do líder Internacional, a realidade que bate à porta do time celeste é a busca pela melhoria em termos de posicionamento no Campeonato Brasileiro. O técnico Mano Menezes admite isso. Uma motivação que pode ser esvaziada, mas que a Raposa se apega para fazer valer as partidas que possui no torneio nacional. Neste quesito, a briga é pelo G-6 e vencer o Sport neste sábado, às 16h, na Ilha do Retiro, mantém a equipe ao menos na perseguição ao rival Atlético, com 38 pontos.
"Um time grande nunca desiste antes da hora, mas existe as probabilidades, existe as leis que precisamos obedecer. Hoje nós estamos da distância que estamos do primeiro colocado, não podemos falar em título. Temos que subir na tabela, melhorar nossa colocação, acho que o Campeonato Brasileiro é um torneio muito difícil, tem sempre um desafio, viemos de um jogo duro frente ao Botafogo. Teremos outro jogo duro contra o Sport, depois teremos um clássico contra o Atlético Mineiro, teremos o Palmeiras no meio pela Copa do Brasil. Então é uma série de jogos que precisamos administrar determinadas situações e essa administração que nos afastou do grupo da frente. Temos que ter consciência disso", declarou o comandante.
Mano, como é de praxe, guarda a escalação frente aos pernambucanos para si, mas adianta: um percentual considerável de mexidas virá. Afinal de contas, o Cruzeiro tem na próxima quarta-feira, em São Paulo, um desafio contra o Palmeiras, compromisso que abre a disputa por uma vaga na decisão da Copa do Brasil.
"Vamos ter que mudar, sem dúvida nenhuma, um percentual de jogadores que atuaram diante do Botafogo. Se fosse só os dois jogos separados, nós podíamos fazer como o Sport vai fazer. Eles jogaram no mesmo dia que a gente e nós estaríamos em pé de igualdade. Mas temos na quarta-feira um jogo decisivo, um jogo de semifinal contra o Palmeiras. Eu tenho que fazer esse equilíbrio para que todos consigam render bem aqui e estejam preparados para quarta-feira", apontou Mano Menezes.
Mas há de se considerar que sair da Ilha com uma vitória aumenta o moral da Raposa. E, pelo elenco que possui, o resultado não seria nenhum tipo de surpresa. Haja vista que o Sport é o primeiro time da zona de rebaixamento e venceu apenas uma partida nos últimos 13 jogos. Mano reconhece esta espécie de "obrigação".
"Vencer sempre é bom, a gente separa quando não consegue, trabalhamos para que não interfira, mas a vitória sempre tem um sabor especial, nós vamos lutar por ela, temos time para lutar por ela e vamos fazer isso", encerrou o treinador cruzeirense.
Diante do Sport, neste sábado, às 16h, o Cruzeiro não vai poder contar com Henrique (suspenso), além do meia Thiago Neves, poupado. Outros desfalques são Arrascaeta, Lucas Romero, Sassá e Fred, ambos em recuperação de lesões.
O Cruzeiro deve entrar em campo com o seguinte time: Fábio; Ezequiel, Léo (Manoel), Murilo e Egídio; Lucas Silva, Ariel Cabral e Bruno Silva; Rafael Sobis (Rafinha), Robinho e Barcos (Raniel).