Lembranças

'O maior de todos', diz jogador da Caldense coadjuvante em estreia de Ronaldo

Cruzeiro venceu a Veterana em Poços de Caldas, naquela que era para ser mais uma mera partida de estadual

Por Gabriel Moraes
Publicado em 25 de maio de 2023 | 06:30
 
 
 
normal

A estreia de Ronaldo Fenômeno como jogador profissional do Cruzeiro, que aconteceu há exatamente 30 anos, é cheia de personagens. E um deles foi um dos protagonistas daquela vitória da Raposa por 1 a 0 sobre a Caldense, pelo Campeonato Mineiro, em Poços de Caldas.

Então volante da Veterana, Dácio foi escalado pelo técnico Carbone para tentar parar jogadores como Éder Aleixo, Ramon Menezes e Ronaldo — eles não eram considerados titulares. Aos 4 minutos de jogo, o menino de 16 anos tentou fazer a sua arte próximo à lateral-direita, mas foi parado pelo adversário.

Após a cobrança de falta, Ramon fez o único gol daquela partida que entrou para a história do futebol mundial. Em entrevista ao O Tempo Sports, Dácio afirmou que, mesmo Ronaldo não tendo atuado até aquele momento pelo profissional, o seu nome já era comentado nos bastidores dos times.

"Todo mundo já ouvia falar dele, e era temido, assim como Nonato, Éder Aleixo e Zelão. Nos primeiros instantes, eu vi que ele era apenas um menino, mas já se comportava como um jogador de verdade, tanto é que tive que fazer a falta para parar a sua jogada, na lateral-direita", confessou.

Ele afirmou que o então Ronaldinho foi o atleta mais difícil que já enfrentou em toda a sua carreira — currículo também tem clubes como Paraíso e Alfenense. Por esse último time, Dácio jogou contra Ronaldo novamente, em 1994, pelo estadual, quando o adversário já havia ganhado destaque nacional. "Sem dúvida nenhuma, ele foi o mais difícil de todos", contou.

Na época, Dácio, já havia passado dos 30 anos, e afirma que estar presente naquele evento é motivo de orgulho até hoje. "Isso é uma coisa que só engrace a gente. Tive o prazer de marcar ele antes de despontar e se tornar esse fenômeno. É algo que carrego para a vida", concluiu.

Natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, o ex-jogador ainda vive com a família em Poços de Caldas, no Sul de Minas Gerais, com a família, e trabalha no ramo de aluguel de veículos.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!