SAF

Paulo André: relembre a carreira do novo diretor de futebol interino do Cruzeiro

Ex-jogador e homem da confiança de Ronaldo, profissional tem histórico vitorioso, e busca sucesso fora do campo

Por Gabriel Moraes
Publicado em 26 de abril de 2024 | 10:40
 
 
 
normal

A saída de Pedro Martins, a caminho do Vasco da Gama, fez Paulo André, diretor global do Cruzeiro, assumir interinamente o cargo de diretor de futebol interino do clube. Alvo de críticas da torcida, que mal conhece as suas funções na SAF de Ronaldo, o profissional ainda nem tinha deixado a carreira de jogador, quando passou a estudar sobre gestão.

Atleta

Natural de Campinas, no interior de São Paulo, Paulo André Cren Benini, hoje com 40 anos, passou pelas categorias de base do São Paulo, do CSA, do Águas de Lindóia e do Guarani, onde o zagueiro começou no futebol profissional, em 2004, e se destacou.

Em 2005, foi contratado pelo Athletico, onde ganhou ainda mais notoriedade, se tornando capitão e, logo em sua primeira temporada pelo time, foi o vice-artilheiro. No ano seguinte, partiu para a Europa, ao ser reforço do Le Mans, da França, onde chegou a ser titular, mas uma lesão no tendão atrapalhou a sua jornada.

Em 2009, voltou ao Brasil para marcar o auge da sua carreira, no Corinthians. Até 2014, foram 117 jogos, seis gols marcados, três assistências e títulos históricos: Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Mundial de Clubes, em 2012.

Em 2014, teve uma passagem pelo Shanghai Shenhua, da China, antes de assinar com o Cruzeiro, em 2015, numa época que o clube vivia um 'desmonte' de elenco após o bicampeonato da Série A. Considerado peça fundamental naquele ano, realizou 31 partidas.

Em seguida, voltou ao Furacão para se aposentar. Entre 2016 e 2019, conquistou títulos importantes, como a Copa do Brasil e a Sul-Americana.

Gestão

Conhecido por ser um amante dos livros, xadrez e pintura, Paulo André iniciou seus estudos sobre o esporte enquanto ainda atuava como jogador. Se especializou em Gestão Técnica do Futebol em 2016, formação em Executivos de Futebol, além de se graduar em Administração de Empresas pela PUC Minas, em 2018. Em 2019, realizou a renomada pós-graduação do Programa Internacional FIFA/CIES em Gestão Esportiva.

Com as formações, começou a trabalhar no Athletico com scouting e avaliação de atletas e, posteriormente, em 2019, como diretor esportivo. Em junho de 2021, Paulo foi convidado por Ronaldo Nazário a trabalhar no Real Valladolid, da Espanha, onde era diretor-executivo.

Quando Fenômeno comprou a Raposa, no final de 2021, Paulo foi um dos primeiros convidados a ajudar na reestruturação do clube. Primeiramente, atuou como conselheiro da gestão, mas depois passou para a aplicação das estratégias do Grupo R9 em ambos os clubes.

Em fevereiro deste ano, passou a focar na Toca da Raposa, atuando como diretor global, sendo o responsável por garantir a visão estratégica esportiva da empresa, dando autonomia aos diretores de futebol e definindo os objetivos esportivos, operacionais e financeiros, conforme a estratégia e a capacidade orçamentária.

Coletiva

No início da tarde desta sexta-feira (26/4), haverá uma coletiva de imprensa com Paulo André, que dará explicações sobre os rumos que a SAF estrelada tem tomado.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!