Em sua coletiva de apresentação, o novo técnico do Cruzeiro, Paulo Autuori, respondeu à questão sobre o aproveitamento da base celeste. Um dos pontos mais questionados pela torcida cruzeirense foi respondido por Autuori, que fez questão de destacar a importância de preservar o processo de evolução dos jovens atletas.
Segundo o comandante da Raposa, é preciso observar o caminho evolutivo dos garotos para que nenhuma etapa de formação possa ser ‘queimada’.
“No futebol, já vi momentos em que torcedores e a imprensa pedem oportunidades aos jovens em momentos difíceis em relação a resultados. Aí, os jogadores entram e não vão bem em dois, três jogos. Você sabe a quantidade de jogadores como esses que eu já vi serem descartados? E que, depois, estouram em outros clubes. E perguntam: ‘Por que o jogador não está aí?”
Autuori ainda comentou sobre as cobranças da torcida e imprensa sobre a utilização dos Crias da Toca.
“Se você parar para ver como estava a categoria de formação do Cruzeiro e você acompanha o Cruzeiro, com relação ao que passou com a categoria sub-17 e sub-20, não estou falando de vitória e títulos que teve contra adversários importantes. A ideia quando eu cheguei, de torcedores e de jornalistas é que a base do Cruzeiro não tinha ninguém”, indicou o treinador.
A maior cobrança dos torcedores cruzeirenses é de um maior aproveitamento de jogadores como Fernando, Japa, Henrique e Robert, campeões da Copa do Brasil sub-20 e do Campeonato Mineiro da categoria.