Em busca de ter mais vantagem nas semifinais do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro vai a campo neste sábado (19), às 16h30, para buscar a liderança, em missão difícil. Time vai encarar o Patrocinense, fora de casa, que promete "dar a vida" para se salvar do rebaixamento ao Módulo II.

A Raposa está em segundo lugar, com 22 pontos, três a menos que o Atlético. Para chegar ao primeiro lugar, o clube celeste terá que vencer e torcer por uma derrota do rival diante da Caldense, no Mineirão, que já tem a quarta colocação garantida. Além disso, precisa tirar uma diferença no saldo de gols, que atualmente é de quatro.

Um terceiro fator é o Athletic, terceiro colocado, com a mesma pontuação. Além de vencer e o Galo perder, não pode ser superado pelo time de São João del-Rei caso vença o Villa Nova, em casa. Todos os jogos desta 11ª e última rodada são no mesmo horário.

A liderança é importante porque, em caso de empate somando-se os dois jogos da semifinal, quem terminou a fase de classificação na frente garante vaga na final. Já na decisão, que será em partida única, o primeiro pode ter privilégios ao ser mandante, como escolher vestiário, uniforme e mais torcida – isso ainda não está definido.

Times

Apesar de vir embalado após vitória por 5 a 1 sobre o Pouso Alegre e 3 a 0 sobre o Tuntum, pela Copa do Brasil, o técnico Paulo Pezzolano vai escalar um time alternativo em Patrocínio. Isso por causa do desgaste que foi a viagem para o Maranhão nesta semana. Equipe treinou na manhã dessa sexta-feira (18) na Toca da Raposa antes de viajar.

Já o Patrocinense irá com força máxima. Na 10ª posição, uma acima da zona da degola, equipe pode até perder, mas precisa torcer por derrotas de URT, que tem os mesmos sete pontos e joga contra o Democrata, e o Pouso Alegre, com um a menos e que encara o Uberlândia. Clube vem de duas derrotas, para o lanterna e para o Villa Nova.

Retrospecto

Cruzeiro e Patrocinense já se enfrentaram 15 vezes na história. Time da capital ganhou 11 e houve quatro empates. No Estadual do ano passado, vitória por 4 a 0 do clube estrelado, em Belo Horizonte.

FICHA TÉCNICA

O quê: Patrocinense x Cruzeiro
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Quando: sábado, 19 de março de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Onde: estádio Pedro Alves do Nascimento, em Patrocínio-MG
Provável Patrocinense: Jacsson; Douglas Dias, Marcão, Alisson Brand e Samuel; Matheus Santos, Michel Elói e Léo Costa; Wellington, Aslen e Márcio Jonatan. Técnico: Max Sandro
Provável Cruzeiro: Otávio; Geovane Jesus, Mateus Silva, Weverton e Matheus Bidu; Adriano, Ageu, Giovanni e Daniel Júnior.; Vitor Leque e Bruno José. Técnico: Paulo Pezzolano
Arbitragem: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira; Frederico Soares Vilarinho e Magno Arantes Lira
Transmissão: TV Globo Minas, Premiere e rádio Super